top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Pesquisadores do Instituto Cândido Tostes realizam projeto de caracterização dos queijos artesanais das Serras da Ibitipoca

Por Rádio Catedral

*Foto: EPAMIG/ILCT.

Pesquisadores do Instituto de Laticínios Cândido Tostes (Epamig ILTC) concluíram o projeto “Caracterização do Queijo Minas Artesanal da Região Serras da Ibitipoca”.  A pesquisa, com o objetivo de agregar valor ao produto e estimular a atividade na região, que é reconhecida como produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA), avaliou a maturação do produto em dois períodos distintos, verão, caracterizado por chuva e umidade, e inverno, quando predomina o tempo seco.

 

Os trabalhos contemplaram a avaliação físico-química e microbiológica dos queijos produzidos, da água, do pingo e do leite utilizados, abrangendo cinco tempos de maturação diferentes.

 

A pesquisadora da EPAMIG ILCT, Renata Golim, explica o processo.



Após a finalização, segundo Renata Golim, os pesquisadores retornaram aos produtores com os resultados obtidos. 



De acordo com a pesquisadora Renata Golin a região das Serras da Ibitipoca é uma das contempladas pelo projeto “Monitoramento da qualidade de queijos artesanais de Minas Gerais" e a capacitação de técnicos e produtores visa agregação de valor e competitividade com outras localidades produtoras desta iguaria.



 

Os resultados dessa pesquisa vão compor a dissertação de mestrado de Natália Ricardo Leite Silva, orientada pela professora Renata Golin no Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia do Leite e Derivados, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em parceria com a Epamig ILCT e a Embrapa.

 

A tese será defendida neste mês de março de 2024 e também resultará em artigo científico. O projeto “Caracterização do Queijo Minas Artesanal da Região Serras da Ibitipoca”, foi financiado pelo edital Universal 2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

 

O projeto foi aprovado pelo também professor e pesquisador da Epamig ILCT, Junio de Paula.

16 visualizações0 comentário

Kommentarer


bottom of page