Por Rádio Catedral
A Petrobras anunciou há uma semana o fim da paridade de preços do petróleo com o preço internacional. Isso levou à redução de 44 centavos por litro no preço médio do diesel e queda de 40 centavos no preço médio da venda da gasolina para as distribuidoras. A paridade de importação de preços – que alinha os preços locais aos internacionais – foi adotada durante o governo Michel Temer (MDB).
Nesta última segunda-feira, 22, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) levantou o preço em 10 postos de gasolina na região sul. A redução foi de cerca de 10 centavos no preço da gasolina, cerca de 17 centavos no preço do Diesel e não houve queda no preço do etanol.
O estudo busca identificar as alterações ocasionadas por aumentos ou reduções da Petrobrás e demais indicadores que possam influenciar no valor como, por exemplo: sazonalidade, dissídios das categorias, valor de ICMS, entre outros fatores da área econômica Nacional e Internacional.
O consumidor que constatar alguma irregularidade nas condições de segurança ou prática de preços abusivos pode denunciar ao Procon pela plataforma Prefeitura Ágil no site da PJF ou, presencialmente, com agendamento prévio através dos números (32) 3690-7610 ou 3690-7611.
De acordo com a Agência Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) recebeu 1.059 denúncias no primeiro dia do canal on-line para receber reclamações sobre preços abusivos praticados por postos de combustíveis. Os números se referem a registros feitos até as 17h desta útima terça-feira (23). Minas Gerais está em primeiro lugar com 149 denúncias. Na sequência, vêm Ceará, São Paulo, Bahia e Alagoas.
Confira aqui a pesquisa detalhada com os valores apurados.
Mutirão nacional “Preço Justo”
O Procon JF participou do mutirão nacional “Preço Justo” promovido nesta quarta-feira, 24, pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O levantamento realizado pelo órgão será enviado para intervenção do Governo Federal.
A ação, realizada em todo o Brasil, envolve o monitoramento de preços nos postos de combustíveis. O objetivo, conforme divulgado, é verificar os menores e maiores valores encontrados a fim de montar um “Relatório de Monitoramento da Precificação dos Combustíveis”.
Em Juiz de Fora, o Procon informou que já realiza toda semana pesquisa de preço nos postos para orientar o consumidor sobre os melhores valores a cada semana e identificar preços abusivos. As pesquisas podem ser conferidas no site da PJF semanalmente, como o levantamento realizado nesta última segunda-feira, 22, que apontou o preço em dez postos de gasolina na região sul.
Comments