Levantamento em 2024 comparou com dados de 2011. Pesquisa avança para a segunda fase, de acordo com professora Sheila Menini.
Por Rádio Catedral
Foto: Divulgação/IF Sudeste
Um estudo recente do projeto "Caracterização do tráfego cicloviário em Juiz de Fora", realizado pelo curso técnico de Transporte Rodoviário do Campus Juiz de Fora do IFSudeste, revelou uma estagnação no uso de bicicletas na cidade e destacou áreas críticas para a segurança viária.
A professora do Núcleo de Transporte Rodoviário do Campus JF, Sheila Menini, explica como foi realizada a primeira fase da pesquisa.
Em abril de 2024, a pesquisa contou o número de ciclistas em dois cruzamentos de grande movimento, e comparou com os dados do levantamento realizado pelo grupo de pesquisa em 2013. A apuração foi feita na Avenida Rio Branco com a Avenida Itamar Franco, no Centro; e na Avenida Juscelino Kubitschek com a Rua Acir José do Amaral, em Benfica, na Zona Norte.
Na primeira área, o número de ciclistas caiu de 1.141, em 2013, para 1.008 em 2024. Em Benfica, os registros também diminuíram, passando de 997 para 903 ciclistas. Apesar das expectativas de crescimento no uso das bicicletas, o estudo revelou que o número de ciclistas permaneceu estável nos últimos 11 anos, sem grande avanço.
Ainda dentro da primeira etapa, segundo a professora Sheila Menini, a pesquisa apontou que, em dez anos, foram registrados quase mil acidentes envolvendo ciclistas em Juiz de Fora.
O levantamento, agora, entra na segunda etapa. O objetivo é levantar o perfil dos ciclistas na cidade, como ressalta Sheila Menini.
A professora Sheila Menini ainda destaca que o objetivo da pesquisa é buscar soluções que possam ser implementadas nas ruas da cidade pelo poder público.
Os ciclistas que quiserem participar da pesquisa devem responder ao questionário on-line.
Comments