top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Pesquisa de preços é fundamental na hora da compra dos materiais escolares para volta às aulas

Por Fabíola Castro

*Foto: Freepik.

O início de cada ano vem sempre acompanhado de muitos gastos para as famílias, principalmente para quem tem filhos em idade escolar. Entre essas despesas está a compra de materiais escolares que pode pesar no bolso. Sendo assim, é preciso organização e pesquisa de preços e produtos na hora de escolher itens de qualidade e garantir os melhores preços.


Com a volta às aulas presenciais e a necessidade da compra dos materiais escolares, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF) orienta pais e responsáveis em relação às atitudes para evitar gastos excessivos nesse período.


A Supervisora de Estudos e Pesquisas do Procon/JF, Gisele Zaquini, fala das precauções que devem ser tomadas para evitar gastar muito no momento da compra dos materiais escolares e lembra da importância de observar a qualidade e certificação dos produtos.


Gisele Zaquini explica o que não pode ser exigido pelas escolas para o ano letivo dos alunos na lista de material escolar.


O Procon/JF, por meio do Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP), produz anualmente uma lista com comparativo de preços de materiais escolares. Em 2022, a pesquisa foi realizada entre 3 e 14 de janeiro, para orientar o consumidor para que ele faça as melhores escolhas de acordo com suas possibilidades financeiras.


De acordo com a Supervisora de Estudos e Pesquisas, Gisele Zaquini, papelarias de diversas regiões da cidade receberam o convite para participar do levantamento, sendo que 11 delas enviaram a cotação de preços dentro do período estabelecido. Foram pesquisados os valores de 42 produtos, de diferentes especificações e marcas.


Gisele Zaquini reforça que a pesquisa de preços realizada pelo Procon tem como objetivo principal ofertar às famílias a possibilidade de escolha de onde comprar o material escolar com melhor preço. Mas, ela destaca ainda, outras dicas que podem ajudar a economizar.


Como em todas as compras, Gisele Zaquini, ressalta que deve ser exigida a nota fiscal.


Confira aqui a pesquisa completa de preços de materiais escolares realizada pelo Procon/JF.

16 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page