Por Fabíola Castro
Mesmo que seja uma prática condenada pelos órgãos de saúde e perigosa muita gente ainda se automedica, o que pode gerar uma série de danos para o o organismo. Fazer o uso racional de medicamentos é imprescindível para evitar esses problemas.
Na tentativa de solucionar um incômodo, uma dorzinha, a automedicação pode causar desde a intoxicação medicamentosa até a piora dos sintomas manifestados. Sem a prescrição médica, a pessoa pode acabar ingerindo remédios para a finalidade errada e na quantidade inadequada, o que resulta em uma combinação bastante perigosa.
Os perigos da automedicação e a conscientização sobre o uso racional dos medicamentos foram abordados em entrevista no Bendita Saúde, desta quinta-feira (9), com o Mestre em Ciências Farmacêuticas e professor da Estácio, Alex Lucena.
Confira:
Como se caracteriza a automedicação? Quais os perigos dessa prática?
Interação medicamentosa o que é? E qual o perigo?
O uso indiscriminado de medicamentos pode causar problemas? Como a resistência do organismo, por exemplo?
Como fazer o armazenamento correto dos medicamentos em casa?
Se a pessoa tem medicamentos em casa que “sobraram”, o que deve ser feito?
Então, reforçando, o descarte de medicamentos, quando não forem mais necessários ou estiverem vencidos, por exemplo, como deve feito?
Existe um dia dedicado a conscientização do uso racional de medicamentos que foi no último dia 5 de maio. Por que dessa data?
Aproveitando para a agradecer a sua participação na Rádio Catedral e colaboração com o quadro Bendita Saúde para falar desse tema tão importante e tão incidente na vida diária das pessoas!
E você em casa tem esse hábito de se automedicar? Viu que é perigoso, pode fazer mais mal que bem, se não houver uma indicação correta feita pelo médico ou farmacêutico. É para pensar e adotar!
Embora, à primeira vista, pareça uma solução rápida para controlar uma dor, a automedicação traz grandes riscos para a saúde, podendo causar sequelas graves e levar à morte. A partir do uso racional de medicamentos, considerando sempre a orientação médica, você controla doenças e preserva a a qualidade de vida.
Comments