top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Perigos da automedicação: uso racional de medicamentos evita consequências graves para a saúde

Atualizado: 10 de mai.

Por Fabíola Castro

Foto: Gabriela Oliveira | Site: unoeste.br.

Mesmo que seja uma prática condenada pelos órgãos de saúde e perigosa muita gente ainda se automedica, o que pode gerar uma série de danos para o o organismo. Fazer o uso racional de medicamentos é imprescindível para evitar esses problemas.

 

Na tentativa de solucionar um incômodo, uma dorzinha, a automedicação pode causar desde a intoxicação medicamentosa até a piora dos sintomas manifestados. Sem a prescrição médica, a pessoa pode acabar ingerindo remédios para a finalidade errada e na quantidade inadequada, o que resulta em uma combinação bastante perigosa.

 

Os perigos da automedicação e a conscientização sobre o uso racional dos medicamentos foram abordados em entrevista no Bendita Saúde, desta quinta-feira (9), com o Mestre em Ciências Farmacêuticas e professor da Estácio, Alex Lucena.

 

Confira:


Como se caracteriza a automedicação? Quais os perigos dessa prática?

 


 

Interação medicamentosa o que é? E qual o perigo?

 


 

O uso indiscriminado de medicamentos pode causar problemas? Como a resistência do organismo, por exemplo?



 

Como fazer o armazenamento correto dos medicamentos em casa?

 


 

Se a pessoa tem medicamentos em casa que “sobraram”, o que deve ser feito?

 


 

Então, reforçando, o descarte de medicamentos, quando não forem mais necessários ou estiverem vencidos, por exemplo, como deve feito?

 


 

Existe um dia dedicado a conscientização do uso racional de medicamentos que foi no último dia 5 de maio. Por que dessa data?

 

Aproveitando para a agradecer a sua participação na Rádio Catedral e colaboração com o quadro Bendita Saúde para falar desse tema tão importante e tão incidente na vida diária das pessoas!

 


 

E você em casa tem esse hábito de se automedicar? Viu que é perigoso, pode fazer mais mal que bem, se não houver uma indicação correta feita pelo médico ou farmacêutico. É para pensar e adotar!

 

Embora, à primeira vista, pareça uma solução rápida para controlar uma dor, a automedicação traz grandes riscos para a saúde, podendo causar sequelas graves e levar à morte. A partir do uso racional de medicamentos, considerando sempre a orientação médica, você controla doenças e preserva a a qualidade de vida.

18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page