• Radio Catedral

Peregrinação Arquidiocesana chega ao fim com Audiência Papal e visita a lugares santos da Itália


*Peregrinos na Praça de São Pedro

Na última quarta-feira, 25 de setembro, o arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, presidiu Santa Missa na Basílica de São João de Latrão, Catedral da Diocese de Roma. A Eucaristia em ação de graças pela Peregrinação Arquidiocesana à Terra Santa e à Itália marcou também a conclusão das visitas às quatro Basílicas Romanas feitas pelo grupo de 55 pessoas.


A missa foi concelebrada pelos padres João Luiz Moreira, Dione César de Oliveira Goulart, Johnson Ferreira Mury e Sebastião Alves, EP. Antes, os peregrinos já haviam passado pelas Basílicas de São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior e São Pedro.


Na Praça São Pedro, eles participaram da Audiência Geral com o Papa Francisco. E Dom Gil teve a oportunidade de conversar por alguns minutos com o Santo Padre.


*Encontro entre Dom Gil e Papa Francisco, no último dia 25 de setembro

Durante a peregrinação na Itália, o grupo visitou, em Lanciano, a Igreja do Milagre Eucarístico ocorrido no século VIII, e o Mosteiro de Santa Rita, em Cássia. Um dos pontos altos da peregrinação foi a passagem pela cidade de Assis, na qual conheceram as Basílicas de Santa Clara e São Francisco, a Basílica Santa Maria dos Anjos (Porciúncula) – onde São Francisco começou o apostolado com seus companheiros -, o local onde morreu e seu túmulo.


“Em Assis, rezamos sobretudo pelo Sínodo da Amazônia, neste portal onde Deus colocou este santo que é um profeta da natureza, que defende a ecologia, tudo que Deus criou em nossa casa, como o Papa Francisco escreveu em sua encíclica Laudato Si”, disse, em vídeo, o arcebispo de Juiz de Fora. E completou: “Celebramos no dia 21 de setembro, às 18h, no altar principal da Basílica Menor de São Francisco, em Assis. Rezamos pela nossa Arquidiocese, pelo seu 2º Sínodo, pelo Congresso de Educação Católica, pelo nosso querido clero e pelo Sínodo da Amazônia. Viva São Francisco, o Pobre de Assis, que nos ensinou a amar a natureza como nossa casa comum!”.

*Encontro da Peregrinação Arquidiocesana de Juiz de Fora com o Patriarca de Jerusalém, Dom Pizzaballa

Antes de chegarem à Europa, no final da caminhada de sete dias na Terra Santa, os peregrinos de Juiz de Fora e Itapecerica (MG) foram recebidos pelo administrador do Patriarcado Latino de Jerusalém, Dom Pierbattista Pizzaballa. “Deu-nos uma verdadeira aula sobre a importância da presença dos cristãos na Terra Santa. Encheu o coração de cada um de nós de amor aos lugares santos por onde Jesus andou. Fez-nos também ver a necessidade de os católicos brasileiros aumentarem as peregrinações a Israel, como forma de proteger estes lugares tão importantes para a nossa fé”, ressaltou Dom Gil.


*Colaboração: Danielle Quinelato -

Assessoria de Comunicação Arquidiocese JF

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .