Por Rádio Catedral
Neste mês, cerca de 19 mil alunos retornaram as aulas na Universidade Federal de Juiz de Fora. Os estudantes católicos contam agora – oficialmente – com uma referência e acolhida na Arquidiocese: a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Cidade Alta, é a Paróquia Universitária.
A elevação foi no dia da padroeira, 13 de maio, quando as atividades estavam suspensas por causa da greve dos professores e dos servidores técnico-administrativos. Desde a criação em 2014, a Matriz é um lugar de acolhida aos jovens universitários. O Administrador Paroquial, Padre Jorge Luís Duarte fala sobre a alegria da oficialização do título de paróquia universitária.
No decreto de elevação, o Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, considerou que a localização da paróquia favorece “a participação assídua dos estudantes nas celebrações e nos movimentos pastorais, contribuindo também positivamente nos trabalhos de forma geral da Paróquia”. E citou os apelos feitos pelo II Sínodo Arquidiocesano. “Cuidar dos jovens não é tarefa facultativa da Igreja, mas é parte fundamental de sua vocação e missão na História”, diz um trecho do Documento Sinodal.
A nova titulação foi um pedido do Administrador Paroquial, Padre Jorge Luís Duarte, que reconhece o vínculo entre a paróquia e os universitários católicos
A Matriz da Paróquia Universitária Nossa Senhora de Fátima fica na Rua Nossa Senhora de Fátima, 52, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, a 500 metros do Portão Norte da da UFJF.
Commentaires