Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Pastoral da Comunicação do Regional Leste 2 promove 2º Encontro de Coordenadores Diocesanos

Por Giovane Rezende*


Foto: Pascom Regional Leste 2

O 2º Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos da Pastoral da Comunicação (Pascom), do Regional Leste 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que aconteceu no dia 30 de março, no Recanto Monsenhor Domingos, em Caeté, Minas Gerais, reuniu 30 agentes, coordenadores e membros da comissão da Pascom nas Arquidioceses e Dioceses de Minas Gerais e Espírito Santo.


A iniciativa contou com a participação de Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Juiz de Fora e Bispo referencial da Comissão para Comunicação e Cultura, Dom Gil Antônio Moreira. Com o objetivo de promover um momento para vivenciar os eixos da Pascom nos âmbitos da espiritualidade, formação, articulação e produção, o encontro proporcionou a troca de experiências dos trabalhos pastorais realizados no Regional Leste 2.


A concentração aconteceu na manhã de sábado, na Basílica Nossa Senhora de Lourdes em Belo Horizonte, para então os participantes seguirem para a Serra da Piedade em Caeté, onde ocorreu uma Peregrinação com a Via Sacra da Comunicação e a Santa Missa presidida por Dom Gil no Santuário Nossa Senhora da Piedade.


Após esse primeiro momento houve a descida para o Recanto Monsenhor Domingos, local em que foi realizado a apresentação de ‘O Guia de Implantação da Pascom’ durante o início das atividades. Dom Gil fala sobre o encontro e destaca a presença de todas as Províncias do regional representadas no encontro.

O vigário episcopal para Educação, Comunicação e Cultura da Arquidiocese de Juiz de Fora, Padre Antônio Camilo de Paiva, também participou do encontro. Ele comentou sobre a participação da Província Eclesiástica de Juiz de Fora, composta também pelas dioceses de Leopoldina e São João del-Rei, no encontro e também sobre a proposta da criação de uma escola de comunicação.

Segundo Padre Antônio Camilo de Paiva, a partir do entendimento e do fortalecimento dessa mentalidade, a Pastoral da Comunicação tem tudo para se estabelecer, com toda a qualidade que ela tem, como articuladora entre as outras pastorais.

Durante o 2º Encontro Regional de Coordenadores Diocesanos da Pascom, ocorreu a eleição da nova coordenação da Pascom do Regional Leste 2. Na ocasião os agentes, coordenadores e membros da comissão da Pascom escolheram Janaína Gonçalves da Arquidiocese de Belo Horizonte como nova coordenadora.


A jornalista e mestra em Ciências da Religião pela PUC Minas, atua na Pascom da Província Eclesiástica de BH desde 2015 e atualmente é analista de comunicação na Região Episcopal Nossa Senhora da Esperança da Arquidiocese de Belo Horizonte. O Bispo referencial da Comissão para Comunicação e Cultura, Dom Gil Antônio Moreira faz uma observação sobre a eleição, elogiando o trabalho do antigo coordenador da Pascom do Leste 2, Marcus Tullius.

Marcus Tulius assumiu a coordenação nacional da Pascom, na qual foi eleito por voto secreto e direto por bispos referenciais e coordenadores dos 18 regionais da CNBB responsáveis pela Pastoral, em 19 de julho de 2018. Ele explicou sobre o trabalho realizado à frente da Pascom do Leste 2 e agradeceu pela colaboração e esforço de todos que participaram da caminhada.

*Informações da Pascom Leste 2 e áudios da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Juiz de Fora