Por Fabíola Castro
Alunos e coordenadores que integram o Parlamento Jovem (PJ) no Polo Zona da Mata II, composto pelos município de Juiz de Fora, Lima Duarte, Guarani e São João Nepomuceno realizaram neste mês uma Plenária Regional em Juiz de Fora. O encontro, na Câmara Municipal, teve o intuito de aprovar as propostas dos alunos que a região enviará para a discussão estadual, que será realizada em setembro, além da definição do tema que o polo vai sugerir para a edição de 2023.
As atividades presenciais do PJ estão sendo retomadas após dois anos de realização à distância por conta da pandemia.
Neste ano, o tema das discussões do Parlamento Jovem é “Saúde mental dos jovens”. O sociólogo Sérgio Dutra, que coordena a iniciativa em Juiz de Fora, fez um balanço das atividades de educação política realizadas com os jovens até o momento neste ano de 2022.
Segundo Sérgio Dutra, o Parlamento Jovem, é também uma oportunidade de os estudantes conhecerem realidades diferentes e ampliarem o aprendizado.
Ainda conforme Sérgio Dutra, o Parlamento Jovem, visa também a educação para a democracia e, ele destaca que além do encontro regional, os estudantes partem para etapa estadual.
A próxima etapa da iniciativa ocorre no mês de setembro, reunindo diversas cidades do estado de Minas Gerais na capital Belo Horizonte, para os grupos de trabalho e a Plenária Estadual, que irá discutir e aprovar as propostas que os estudantes levarão para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Propostas escolhidas pelos estudantes do Polo Zona da Mata II*
Os alunos aprovaram, durante o encontro regional, três proposições, uma para cada subtema, para serem enviadas à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e para serem debatidas na etapa estadual do Parlamento Jovem.
A primeira delas, ligada ao subtema “Políticas públicas de prevenção e tratamento em saúde mental”, versa sobre a destinação de profissionais para o atendimento psicossocial das instituições de ensino, cujo suporte deverá incluir a formação de prontuários sigilosos que serão posteriormente analisados clinicamente e encaminhados para as instâncias competentes.
A segunda proposta escolhida pelos alunos, relacionada ao subtema “Estratégias da comunidade para a promoção da saúde mental”, busca realizar feiras, com a participação de escolas e da comunidade, que abordem a saúde mental; além disso, está prevista, nesses eventos, a realização de apresentações musicais e artísticas, além de um local de acolhimento para jovens, por exemplo.
A última proposta que o Polo Zona da Mata II levará para a discussão estadual integra o subtema “Uso saudável das novas tecnologias”: o texto prevê a criação de uma plataforma digital, que inclua site e aplicativo, buscando reconhecer possíveis transtornos mentais e, a partir disso, encaminhar o usuário para o tratamento adequado.
Além das propostas de lei, a equipe do projeto também elegeu uma comissão de alunos para representar o Polo Zona da Mata II na etapa estadual, e aprovou a sugestão do grupo de municípios para a edição de 2023. Após a votação dos estudantes, o tema “Sexualidade na juventude”, apresentado pela cidade de Lima Duarte, superou as demais proposições de tópicos. A sugestão vai integrar aquelas apresentadas pelas outras equipes regionais de todo o estado, para nova votação na Plenária Estadual que definirá o tema das discussões no próximo ano.
*Fonte: Câmara JF.
Comments