• Radio Catedral

Paróquias e comunidades celebram os Santos Arcanjos


São Miguel, São Rafael e São Gabriel

No dia 29 de setembro a Igreja Católica celebra a festa dos Santos Arcanjos: São Miguel, São Rafael e São Gabriel.


A palavra “Arcanjo” significa “Anjo principal”, e “Anjo”, significa “mensageiro”. Eles aparecem na Bíblia com missões importantes dadas por Deus: enquanto São Miguel é protetor dos filhos de Deus e de sua Igreja, São Gabriel é o mensageiro responsável pela Anunciação e São Rafael, invocado como o guia dos que viajam.


Na Arquidiocese de Juiz de Fora, as comunidades dedicadas aos Santos Arcanjos prepararam programações especiais, com Novenas e Tríduos.


No interior, na cidade de Santos Dumont (MG), que tem São Miguel como padroeiro, a Paróquia São Miguel e Almas realiza a Novena que prepara a festa, esse ano de uma forma um pouco diferente por conta da pandemia do novo coronavírus e com transmissão pelas redes sociais. Até o dia 28 de setembro, as Missas e Novena na Matriz acontecem às 15h e 19h. O livrinho da Novena pode ser baixado no site da Paróquia. Clique aqui.

A Paróquia realiza também desde o dia 20 até 29 de setembro, o "Drive Thru e Delivery de São Miguel", com vários quitutes como macarrão, pastel, cachorro-quente, canjiquinha, canjica doce, bolo, refrigerante e água. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone 3251-4839, para entrega ou retirada na barraquinha. O funcionamento é de 16h às 21h.


Para o dia do padroeiro, em 29 de setembro (terça-feira), a programação festiva será extensa. Às 6h, alvorada festiva e repicar dos sinos. Missas às 7h, 11h e 15h. Às 9h, Missa das crianças (poderão participar desta celebração apenas crianças acima de 12 anos). Repicar dos sinos às 12h. Às 17h, Missa da Unidade paroquial. Às 18h, peregrinação da imagem histórica de São miguel pelas ruas da cidade. Finalizando a festa às 19h, com a Santa Missa, na qual haverá ainda a posse canônica do novo pároco, Padre Eder Luiz Pereira.


As celebrações podem ser acompanhadas pelo Facebook e YouTube da Paróquia. A Missa de posse do novo pároco será transmitida também pela Rádio São Miguel FM 98.7. A Matriz fica na Praça Cesário Alvim, 49 – Centro de Santos Dumont.


Em Juiz de Fora, na Capela Santuário São Miguel e Almas do Bairro Graminha, pertencente à Paróquia Santa Luzia, a Novena irá até o dia 28, sempre às 17h, com a Missa. No domingo, dia 27, haverá uma carreata saindo da Comunidade São Miguel e Almas percorrendo as ruas do bairro Santa Luzia. Na ocasião, será possível doar alimentos para cestas básicas.

Todos os dias haverá transmissão pelo Facebook da Paróquia. A capela fica na Estrada Joaquim Vicente Guedes, s/nº – Bairro Graminha.


Na Comunidade Santos Arcanjos do Bairro Marumbi, pertencente à Paróquia Santa Rita de Cássia, um Tríduo será realizado de 26 a 28 de setembro, com a Celebração às 16h. No dia dos padroeiros, 29 de setembro, haverá às 16h, a Missa Solene, com transmissão pelo Facebook da Paróquia. A comunidade fica na Rua Aleixo Martins Neto, 329 – Marumbi.


Na Capela São Miguel do Bairro Santo Antônio, pertencente à Paróquia Santo Antônio do Paraibuna, haverá o Tríduo de 25 a 28 de setembro às 18h, com a Missa. No dia 29 de setembro, festa do padroeiro, a Missa será às 18h. A capela fica na Rua dos Vencedores, s/nº – Santo Antônio.



*Com informações de: arquidiocesejuizdefora.org.br


Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .