• Radio Catedral

Paróquias de Juiz de Fora celebram São Pio de Pietrelcina

Atualizado: Set 23

Por Fabíola Castro


*Foto: ACI Digital

Nesta quarta-feira, 23 de setembro, a Igreja celebra São Pio de Pietrelcina. Nascido em Pietrelcina, na Itália, seu nome verdadeiro era Francesco Forgione. Aos 16 anos, entrou no noviciado da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, onde vestiu o hábito dos franciscanos e tomou o nome de Frei Pio.


O Padre Renato Alves Rodrigues, pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Juiz de Fora, fala sobre a vida deste santo do século 20.

Depois da ordenação sacerdotal, em 1910, no Convento de Benevento, Padre Pio, como era chamado, ficou doente, tendo que voltar a conviver com sua família para tratar sua enfermidade, e lá permaneceu até o ano de 1916. Quando voltou, nesse ano, foi mandado para o Convento de São João Rotondo, lugar onde viveu até sua morte.


Recebeu os estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo, convertendo-se no primeiro sacerdote estigmatizado. Padre Pio passou toda sua vida contribuindo para a redenção do homem, cumprindo a missão de guiar espiritualmente os fiéis e celebrando a Eucaristia. Para ele, sua atividade mais importante era, sem dúvida, a celebração da Santa Missa.

Padre Pio era solicitado no confessionário, na sacristia, no convento, e em todos os lugares onde pudesse estar, todos iam buscar seu conforto. A todos tratou com justiça, lealdade e grande respeito.


Durante muitos anos, experimentou os sofrimentos da alma, em razão de sua enfermidade e suportou com serenidade as dores das suas chagas. Ele morreu aos oitenta e um anos de idade.


Padre Pio dizia: “Ficarei na porta do Paraíso até o último dos meus filhos entrar!”


Na Igreja Sagrado Coração de Jesus, do Bairro Bairu, depois de realizar o Tríduo, com o roteiro de oração disponibilizado, em arquivo on-line, no site da paróquia, nesta quarta-feira (23), haverá a Santa Missa em honra a São Pio, como convida Padre Renato.

Para participar presencialmente da Missa na paróquia é preciso fazer o agendamento na secretaria paroquial pelo telefone (32) 3215-9969. Haverá transmissão pelo Facebook e YouTube Paróquia Sagrado Coração de Jesus Bairu.


Também a Paróquia Nossa Senhora do Rosário, localizada no Bairro Granbery, realizou o Tríduo em honra a São Padre Pio. E nesta quarta-feira (23), haverá às 18h, Adoração ao Santíssimo e às 19h, a Santa Missa com exposição das relíquias de São Pio.


Para participar presencialmente da Missa é preciso agendar na secretaria paroquial, através do telefone (32) 3216-7177. É possível acompanhar também pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora do Rosário Granbery.

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .