top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Paróquias celebram Festas da Exaltação da Santa Cruz e do Senhor Bom Jesus na Arquidiocese JF

Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro


Esta quinta-feira, 14 de setembro, é duplamente especial para a Igreja Católica, com a celebração de duas festas relacionadas: a Exaltação da Santa Cruz e a Festa do Senhor Bom Jesus.


Devotos em diferentes paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora estão mobilizados em celebrações ao longo do dia buscando a inspiração na Cruz e no sofrimento de Jesus pela intercessão em suas vidas.



Festa da Exaltação da Santa Cruz

Em Juiz de Fora, a Paróquia no Bairro Bandeirantes celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz com Missa Solene às 19h30, seguida de procissão pelas ruas do bairro saindo da Matriz na Praça Artur Bernardes.


De acordo com o site da Canção Nova, a Festa da Exaltação da Santa Cruz está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém, por ordem de Constantino, filho de Santa Helena: uma foi construída sobre o Monte do Gólgota; e a outra em Anástasis, local em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus.


Isso ocorreu no ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada ou apresentada aos fiéis, após ser encontrada por Santa Helena. No entanto, a Santa Cruz foi roubada por um rei persa e só recuperada no século 7, quando, segundo historiadores, o imperador Heráclio, levou a Santa Cruz às costas de Tiberíades até Jerusalém, onde a entregou ao patriarca Zacarias, no dia 3 de maio de 630, quando a Festa da Exaltação da Santa Cruz também a ser celebrada no Ocidente.


No editorial do Jornal Boa Nova desta quinta (14), o Padre Erélis refletiu sobre uma frase de São João Paulo II: “A cruz de Cristo! No seu constante florescimento, a árvore da Cruz dá sempre renovados frutos de salvação”. Ouça.


Festa do Senhor Bom Jesus



Nesta quinta, 14, também é celebrada a Festa do Senhor Bom Jesus, que surgiu em Portugal, de onde foi trazida para o Brasil, Angola e Açores. Sob essa invocação, venera-se a imagem de Jesus Cristo já flagelado, no início de seu calvário até a Cruz. O dia é festivo no Santuário Basílica Bom Jesus do Livramento, em Liberdade (MG). O pároco e reitor Padre Márcio Aurélio Neves fala sobre a celebração do Jubileu de Bom Jesus e da Festa da Exaltação da Santa Cruz.


Padre Márcio Aurélio convida os devotos a acompanharem as celebrações e deixa uma bênção a todos.


Além de Liberdade, também há celebração do Senhor Bom Jesus em Bom Jesus do Vermelho, área rural de Santa Rita de Ibitipoca (MG) e no Bairro Jardim Bom Jesus, na Zona Norte de Juiz de Fora.


Saiba mais


13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page