• Radio Catedral

Paróquia São Sebastião, de Juiz de Fora, lança brasão comemorativo dos 25 anos de criação


*Padre Emerson (à esquerda) e Padre Fernando (à direita) apresentaram o brasão comemorativo durante 'Live Mariana'

A Paróquia São Sebastião do Bairro Barreira do Triunfo, em Juiz de Fora, completa, em 1º de janeiro de 2021, 25 anos de fundação. Por conta da data especial foi lançado um brasão comemorativo, que será utilizado nas publicações impressas e virtuais da paróquia no próximo ano.


“Queremos utilizar essa logo muito significativa, muito simbólica, para expressar a nossa gratidão a Deus pelos 25 anos que Ele nos concedeu de muitos outros de evangelização que ainda virão”, disse o Administrador Paroquial, Padre Fernando Augusto Martins da Silva durante a apresentação do emblema, no dia 17 de outubro na Live Mariana promovida pela paróquia em parceria com a Comunidade Exaltai. Além do lançamento do brasão, foi realizado, no dia seguinte, um almoço drive-thru em prol da nova pintura da Igreja Matriz.


O brasão comemorativo busca retratar alguns aspectos importantes que marcam a história da Paróquia São Sebastião, como explica Padre Fernando:


– Como tradicionalmente ocorre, o brasão tem a forma de um escudo, recordando, assim, o padroeiro da paróquia que foi guerreiro e grande defensor da fé dentro do Império Romano. A cor vermelha do escudo, unida às flechas que se encontram em destaque dentro do brasão, nos recordam o martírio de São Sebastião. Assim como Cristo, nosso padroeiro deu a vida pela causa do Reino. Desse modo, nós lembramos os dizeres de São Justino que afirma: “O sangue dos mártires é semente de novos cristãos”. O sangue derramado por São Sebastião contribuiu e ainda hoje continua contribuindo para o surgimento de novos cristãos.


– Sobre o brasão encontra-se a Cruz. Nossa paróquia tem a sua sede localizada no Bairro Barreira do Triunfo e, por meio da Cruz, queremos destacar que em Cristo está o nosso triunfo. Aquele que, morrendo na cruz, triunfou sobre a morte com a Sua ressurreição, também nos dará o triunfo.


– A simbologia Mariana presente através das letras AM (Ave Maria) nos ajudam a pensar na origem de nossa paróquia, em 1996. Antes de ter sido elevada a esta condição, nossas comunidades pertenciam à Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Benfica. Com a necessidade de ampliar a evangelização nessas terras, nossa Arquidiocese decidiu pela criação de uma nova paróquia. Sendo assim, somos filhos da Imaculada Conceição.


– Ao lado da simbologia Mariana encontra-se a Palavra de Deus, através da qual recordamos o texto bíblico de Pv 30,5: “A Palavra de Deus é comprovada, um escudo para os que nela se abrigam”. Com São Sebastião, queremos ser protegidos e guardados pela Palavra de Deus. E, ainda, queremos fazer ressoar o apelo do nosso 2° Sínodo Arquidiocesano: “Proclamai o Evangelho pelas ruas e sobre os telhados” (cf. Mt 10,27).


“Cada uma de nossas comunidades se encontram representadas também em nosso brasão comemorativo: através do escudo se encontra representada a Comunidade Santo Expedito que, como São Sebastião, também foi soldado; no M recordamos as três Comunidades dedicadas a Nossa Senhora Aparecida e uma dedicada a Santa Maria Eterna; na Palavra, temos a representação da Comunidade Santo Antônio, este que foi grande pregador do Evangelho; e na Cruz associamos a Comunidade Menino Jesus de Praga, cuja imagem traz em suas mãos o globo terrestre com a cruz sobre ele.


– Na faixa, colocada abaixo, aparece o nome da nossa paróquia e a data recordando-nos o Jubileu de Prata que estamos celebrando.


Brasão - Paróquia São Sebastião


*Fonte: arquidiocesejuizdefora.org.br

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .