top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Paróquia São Pedro inicia festividades do padroeiro

*Por Rádio Catedral com informações da Arquidiocese JF

*Imagem da Festa de São Pedro em 2020 | Fonte: Facebook da Paróquia São Pedro


Em 29 de junho, a Igreja celebra a santidade de vida de São Pedro e São Paulo apóstolos. Esta solenidade é uma das mais antigas da Igreja, sendo anterior até mesmo à comemoração do Natal. No Brasil, ela é transferida para o domingo seguinte; por isso, as festas se dividirão entre o dia 29 e o domingo, 2 de julho.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, há duas paróquias dedicadas a São Pedro, uma localizada na Cidade Alta, em Juiz de Fora, e outra no município de Pequeri (MG). A paróquia de Juiz de Fora iniciou nessa terça-feira (20) a novena em honra ao seu padroeiro, com o tema "Nas pegadas de Pedro, nosso coração segue a Jesus".

O Pároco, Padre Everaldo José Sales Borges, explica o que este tema pretende despertar nos fiéis.


Esta é a edição de número 130 da Festa de São Pedro, sem dúvidas, uma das mais tradicionais da cidade. Padre Everaldo aponta as mudanças dessa festividade ao longo dos anos.


O pároco da Paróquia São Pedro destaca alguns aspectos na programação da Novena.


Um dos momentos especiais programados é a reinauguração das imagens de São Pedro e São Paulo, prevista para acontecer neste sábado, dia 24. Segundo Padre Everaldo, as imagens foram compradas há 13 anos, em sua primeira passagem pela paróquia.


Além da programação religiosa, Padre Everaldo destaca as atividades sociais que a Matriz São Pedro sediará.


A novena segue até o dia 28 de junho, com missas às 19h30 e a presença de padres convidados. As exceções serão os dias 24 e 25 (sábado e domingo), quando a celebração será às 19h.

No dia 29, quando a Igreja celebra São Pedro e São Paulo, haverá celebrações às 7h e 15h. Às 19h, a festa será encerrada com procissão seguida da última missa do dia. A Matriz São Pedro fica na Avenida Senhor dos Passos, 1592 – Bairro São Pedro.


Outras programações


Paróquia São Pedro – São Pedro *A Matriz fica na Avenida Senhor dos Passos, 1592 – Bairro São Pedro


De 20 a 28 de junho – Novena 19h30 – Missas com padres convidados *As exceções serão os dias 24 e 25 (sábado e domingo), quando a celebração será às 19h.


Dia 24 de junho – Sábado – Natividade de São João Batista 13h – Festa Junina e brincadeiras promovidas pela Catequese 16h30 – Reinauguração das imagens restauradas de São Pedro e São Paulo 17h – Missa e Crisma presididas por Dom Gil Antônio Moreira 19h – Missa e 5º dia da Novena


Dia 25 de junho – Domingo 13h – Show de prêmios e funcionamento de barraquinhas 19h – Missa e 6º dia da Novena *Após a celebração, haverá apresentação do grupo de dança alemã Edeweiss e música ao vivo.


Dia 29 de junho – Quinta-feira – Dia de São Pedro e São Paulo 7h e 15h – Missas festivas 19h – Procissão saindo da Praça Therezinha Fleury Cruz até a Matriz, seguida de Missa festiva *Após a celebração das 19h, haverá música ao vivo.


Paróquia São Pedro Apóstolo – Pequeri/MG *A Matriz fica na Praça São Pedro, s/nº – Centro


De 29 de junho a 1º de julho – Tríduo 19h – Missa * Logo após as celebrações, funcionamento de barraquinhas e quadrilha com crianças e jovens.


Dia 2 de julho – Domingo – Solenidade de São Pedro e São Paulo 8h e 19h – Missas na Matriz 11h30 – Almoço Festivo no Adro da Matriz 14h – Leilão de gados ao lado do Poliesportivo


Igreja São Pedro – Pedro Teixeira/MG (pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Dores) *A comunidade fica em Ribeirão de São Pedro (Área Rural)


De 29 de junho a 1º de julho – Tríduo 18h – Terço nas casas


Dia 2 de julho – Domingo – Solenidade de São Pedro e São Paulo 15h – Procissão seguida de Missa


Igreja São Pedro – Rio Novo/MG (pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição) *A igreja pertence ao Asilo Cônego Agostinho Augusto França e fica na Rua Jacob da Paixão, s/nº – Vila Camargo


De 26 a 28 de junho – Tríduo 19h – Missa


Dia 29 de junho – Quinta-feira – Dia de São Pedro 19h – Missa Festiva


Igreja São Pedro – Rio Preto/MG (pertencente à paróquia Nosso Senhor dos Passos) *A igreja fica em São Pedro do Tanguá (Área Rural)


Até 27 de junho – Novena 19h – Oração da novena


Dia 29 de junho – Quinta-feira – Dia de São Pedro e São Paulo 19h – Missa seguida de procissão *Após a procissão, haverá leilão.


Dia 30 de junho – Sexta-feira 19h – Leilão e atrações musicais


Dia 1º de julho – Sábado 19h – Leilão e atrações musicais


Dia 2 de julho – Domingo – Solenidade de São Pedro e São Paulo 16h – Missa seguida de procissão *Após a procissão, haverá leilão e festa social.


Igreja São Pedro – Santana do Deserto/MG (pertencente à Paróquia Sant’Ana) *A igreja fica na Praça Agente Carlos Rosas, s/nº – Distrito de Ericeira (Área Rural)


De 23 de junho a 1º de julho – Novena 19h30 – Missa *As exceções serão os finais de semana.


Dia 24 de junho – Sábado – Natividade de São João Batista 19h – Missa e 2º dia da Novena Após a celebração, haverá festa de prêmios na quadra.


Dia 25 de junho – Domingo 17h – Missa e 3º dia da Novena


Dia 1º de julho – Sábado 18h – Missa e encerramento da Novena *Após a celebração, haverá leilão de prendas, quadrilha e apresentação musical.


Dia 2 de julho – Domingo – Solenidade de São Pedro e São Paulo 9h30 – Procissão em direção à igreja, seguida de Missa Solene 12h – Almoço festivo 14h – Show de prêmios


Igreja São Pedro e São Paulo – Santos Dumont/MG (pertencente à Paróquia São Miguel e Almas) *A igreja fica na BR 040 – Km 735, s/nº – Perobas de Cima


De 29 de junho a 1º de julho – Tríduo 19h – Missa


Dia 2 de julho – Domingo – Solenidade de São Pedro e São Paulo 15h – Procissão com as imagens de São Pedro e São Paulo, seguida de Missa com bênção pelos enfermos, pela paz do mundo, pelos sacerdotes, bispos e pelo Santo Padre *Após a celebração, haverá leilão de prendas.

*Haverá funcionamento de barraquinhas todos os dias.

42 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page