• Radio Catedral

Paróquia São Mateus celebra o padroeiro neste sábado, 21 de setembro

Por Fabíola Castro*


Neste sábado, 21 de setembro, a Igreja celebra São Mateus, apóstolo e evangelista.


Segundo a tradição evangélica Mateus (ou Levi) era um cobrador de impostos e por isso não era bem visto pela sociedade, sendo considerado um pecador. Um dia, depois de falar ao povo, Jesus passa por Mateus, olha com firmeza nos seus olhos e diz: "Segue-me". Mateus imediatamente levantou-se, abandonou seu negócio, mudou de vida, de nome e seguiu Jesus. Daquele dia em diante Mateus tornou-se um dos maiores seguidores e apóstolos de Cristo, acompanhando-o em todas as suas caminhadas e pregações pela Palestina.


Alcançou a Etiópia, onde pregou a doutrina cristã pela última vez. Encontrou forte oposição dos guias religiosos pagãos etíopes. Logo em seguida foi martirizado. No ano de 930 as relíquias mortais do apóstolo São Mateus foram transportadas para Salermo, na Itália, onde, até hoje, é festejado como padroeiro da cidade.


O pároco da Igreja São Mateus em Juiz de Fora, Padre Geraldo Dondici, fala sobre a devoção, ainda que não muito difundida, ao apóstolo e evangelista.

Como parte da programação festiva e de preparação para a festa do padroeiro, várias pregações foram realizadas por diáconos, tendo como base um livrinho para leitura orante da Palavra de Deus, distribuído aos fiéis da Paróquia São Mateus. Neste sábado (21) as missas começam logo cedo e a programação festiva continua também no domingo (22), como comenta Padre Dondici.

Padre Geraldo Dondici conta um pouco da história desta bela e importante paróquia.

A Igreja São Mateus fica na Rua São Mateus, 629 – Bairro São Mateus.



*Com informações de: a12.com/santo

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .