Por Fabíola Castro

No dia 16 de maio a Igreja Católica celebra São João Nepomuceno, presbítero e mártir. Ele nasceu em Nepomuk, na Boêmia, atual República Checa, em 1330, daí o seu sobrenome de Nepomuceno. Foi considerado mártir da confissão, e os habitantes da capital Praga têm grande veneração por este santo que o rei Venceslau fez encarcerar e, depois de o torturar, - por como bom sacerdote, não violar o segredo da confissão da rainha, - mandou afogá-lo no rio Moldávia, na vigília da Ascensão do ano de 1393.
Na Arquidiocese de Juiz de Fora há uma paróquia dedicada a São João Nepomuceno, na cidade que também leva o seu nome e que inicia nesta quinta-feira (7) a programação festiva em sua honra, com a realização de uma Novena Sinodal.
Para celebrar a sua festa, mesmo com a igreja fechada, por conta da pandemia do novo coronavírus, as Missas serão transmitidas pela internet e pela rádio da cidade, como comentou o pároco, Padre Antônio do Carmo Silva, em um vídeo convite postado nas redes sociais.
As celebrações da novena e também da festa do padroeiro podem ser acompanhadas pelo Facebook e YouTube da Paróquia São João Nepomuceno.
Confira, na imagem, a programação completa:

Comentários