Por Rádio Catedral com informações da Arquidiocese de Juiz de Fora e da Canção Nova
Nesta terça-feira (20), a Igreja Católica faz memória a São Bernardo de Claraval. A obediência e o bem da Igreja, muitas vezes, o levaram a deixar a paz monástica para se dedicar às questões político-religiosas mais sérias de seu tempo.
Mestre de guia espiritual e educador de gerações de santos, ele deixa, em seus sermões comentados sobre a Bíblia e a liturgia, um documento excepcional de teologia monástica, tendendo, mais do que ciência, à experiência do mistério. Ele inspirou um afeto devotado pela humanidade de Cristo e da Virgem Mãe.
Na Arquidiocese de Juiz de Fora, a comunidade dedicada a São Bernardo, localizada no bairro homônimo e pertencente à Paróquia Cristo Rei, organizou uma programação festiva que se estende até o dia 25.
Na terça-feira (20), às 19h, terá o terço luminoso na Matriz. No dia seguinte, quarta-feira (21), acontecerá a Missa em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com reflexão sobre a devoção de São Bernardo a Virgem Maria.
Na quinta-feira (22), às 15h, haverá Adoração ao Santíssimo Sacramento. Encerrando os festejos no domingo (25), a programação se inicia às 8h, com procissão saindo da Igreja Matriz em direção a comunidade, seguida de Missa festiva às 9h.
Confira, abaixo, os detalhes da programação completa:
Igreja São Bernardo – Mirante São Bernardo (pertencente à Paróquia Cristo Rei)
*A Capela fica na Rua Maranhão, 386
*A Igreja Matriz fica na Rua Manoel Joaquim Tavares, 30 – bairro Jardim do Sol
Dia 18 de agosto – Domingo
8h – Missa na Capela São Bernardo
Logo após, Procissão em direção a Igreja Matriz
*Haverá venda do tradicional cafezinho de São Bernardo, na Matriz
Dia 20 de agosto – Terça-feira
19h – Terço Luminoso na Matriz
Dia 21 de agosto – Quarta-feira
19h – Missa de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, refletindo a devoção de São Bernardo a Nossa Senhora
Dia 22 de agosto – Quinta-feira
15h – Adoração ao Santíssimo Sacramento
Dia 24 de agosto – Sábado
19h – Missa
*Haverá venda de caldos e pastéis após a celebração
Dia 25 de agosto – Domingo
8h – Procissão saindo da Igreja Matriz em direção a Capela São Bernardo
9h – Missa festiva
*Haverá a venda do tradicional cafezinho de São Bernardo na Capela19h – Missa (na Igreja Matriz)
*No dia 25, não haverá Missa às 10h na Matriz Cristo Rei
Os Degraus do Amor indicados por São Bernardo
Segundo o espírito de Bernardo, a vida monacal era constituída de trabalho, contemplação e oração, tendo como estrelas fixas Jesus e Maria. Para o Abade cisterciense, Cristo era o centro de tudo: “Para mim, nas discussões ou conversas, se não for pronunciado o nome de Jesus, nada tem sentido” (Sermones super Cantica Canticorum, XV).
No seu escrito “De diligendo Deo”, Bernardo indica o caminho da humildade para atingir o amor de Deus; exorta a amar o Senhor sem limites. Para o monge Cisterciense, os degraus fundamentais do amor são quatro:
1 – O amor de si para si: “Primeiro, o homem ama-se a si mesmo; depois, vendo que sozinho não pode viver, começa a buscar a Deus por meio da fé”.
2 – O amor de Deus para si: “No segundo degrau, portanto, ame a Deus para si e não para Ele. Porém, deve começar a frequentar a Deus e a honrá-lo, segundo as próprias necessidades”.
3 – O amor de Deus por Deus: “A alma passa para o terceiro degrau, amando a Deus, não por si mesmo, mas por Ele. Neste degrau, se detém longamente; aliás, não sei se nesta vida seja possível chegar ao quarto degrau”.
4 – O amor de si por Deus: “Aquele amor em que o homem ama a si mesmo somente por Deus. Assim sendo, terá quase que esquecido admiravelmente a si mesmo; quase deixa a si mesmo para tender totalmente a Deus, a ponto de ser um só espírito com Ele”.
Fonte: Canção Nova
Comentários