• Radio Catedral

Papa Francisco reza com idosos do mundo inteiro no Dia Mundial dos Avós



Através de um vídeo especial, o Papa Francisco entra em comunhão com avós e idosos de diferentes países, inclusive do Brasil, para rezar juntos a oração oficial do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, celebrado neste domingo, 25 de julho. Essa é a grande proposta do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida com o projeto: o mundo inteiro em oração com o Papa. Entre os envolvidos, está o bispo mais idoso do planeta, Dom Laurant Noël, de 101 anos.

“Dou-Vos graças, Senhor, pelo conforto da Vossa presença: mesmo na solidão sois a minha esperança e a minha confiança; desde a minha juventude, sois a minha rocha e fortaleza!”


Essa é a primeira estrofe da oração oficial para o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, e rezada pelo Papa Francisco num vídeo especial divulgado nesta sexta-feira (23). As outras estrofes ganham a narração em outros idiomas por avós e idosos de diferentes países, além do espanhol do Pontífice, e do próprio português, rezado por brasileiros.


No Vaticano, a data será celebrada com uma Missa no domingo (25) a partir das 10h no horário local, 5h no Horário de Brasília. A celebração na Basílica de São Pedro será transmitida ao vivo pelo Vatican News – Rádio Vaticano, com comentários em português.


Cerca de 2 mil pessoas da diocese de Roma e de associações engajadas na Pastoral da Terceira Idade vão participar da Eucaristia. Será um grande grupo formado principalmente por avós acompanhados pelos netos, mas, de modo significativo, algumas centenas de pessoas que vão sair pela primeira vez das estruturas onde moram, após mais de um ano de confinamento por causa da pandemia.


A jornada em homenagem aos avós também será celebrada nas dioceses e paróquias do mundo inteiro.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fala sobre a data e que será possível receber a indulgência plenária. O Catecismo da Igreja Católica nos ensina que “Pelas indulgências, os fiéis podem obter para si mesmos e também para as almas do Purgatório a remissão das penas temporais, consequências dos pecados” (CIC, §1498).

O Arcebispo explica quais são as condições a serem cumpridas para o recebimento das indulgências.

Dom Gil deixa ainda uma mensagem aos idosos, avôs e avós, pelo seu dia.


Confira o vídeo da oração com o Papa pelo Dia Mundial dos Avós e dos Idosos:



*Com informações do Vatican News.

0 comentário