Por Fabíola Castro
O Padre José Sávio Ricardo, atual pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Juiz de Fora, completou no dia 11 de dezembro 40 anos de vida sacerdotal. O religioso nasceu em 11 de maio de 1955, na cidade de Maripá de Minas (MG). Foi ordenado diácono no dia 21 de abril de 1983 e sacerdote no fim desse mesmo ano. Um caminho de crescimento, amadurecimento e contribuição para a vida da Igreja, como conta Padre Sávio.
Daqui para frente, Padre Sávio relata que pretende seguir dando testemunho da sua missão na Igreja, principalmente para as novas gerações, sempre tendo como base o amor a Cristo.
Padre Sávio contou também na entrevista, com alegria, sobre como foi o início de tudo, do seu caminho vocacional.
Padre Sávio lembra ainda que foi ordenado juntamente com outros colegas que se tornaram também padres de nossa Arquidiocese de Juiz de Fora, compartilhando esse caminho.
Além das formações em Filosofia e Teologia, Padre Sávio é Mestre em Teologia Sistemática Pastoral. Ele também tem curso superior de Pastoral Catequética, área na qual ainda possui outras formações. Devido à sua atuação como Coordenador e Assessor Arquidiocesano da Catequese, o sacerdote dá nome à Escola Catequética Arquidiocesana, fundada em fevereiro de 2018. A iniciativa tem o intuito de oferecer instrução continuada aos catequistas.
Em sua trajetória sacerdotal, Padre Sávio também foi professor e Formador da Filosofia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, de onde ainda foi Membro do Conselho de Formação e Diretor Espiritual; Diretor da Escola Diaconal Santo Estêvão; Orientador Espiritual para Diáconos Permanentes; e Pró-Vigário Geral.
Padre Sávio trabalhou na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Rio Novo (MG), por duas vezes entre os anos de 1984 e 1995 e de 2002 a 2005. Também atuou na Paróquia São José, no Bairro Costa Carvalho, em Juiz de Fora, por oito anos, de 2005 a 2013. E atualmente está na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do Bairro Mundo Novo.
댓글