• Radio Catedral

Padre Leonardo Loures retorna à Diocese de Óbidos (PA) após Missa de Envio



Na noite do último domingo, 8 de março, a Matriz Nossa Senhora de Lourdes, do Bairro Francisco Bernardino, sediou a Missa de Envio do Padre Leonardo Loures Valle. O sacerdote inicia, esta semana, uma missão de seis anos na Diocese de Óbidos (PA), Igreja-Irmã da Arquidiocese de Juiz de Fora.


A Eucaristia foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, e concelebrada, além de Padre Léo, pelo Pároco local, Padre Gil Condé da Silva, pelo Vigário Paroquial, Padre Edson Antônio Soares da Costa, além dos padres Carlos Augusto Alves dos Santos e José de Anchieta Moura Lima. Os diáconos Alvaro Shwenck Spindula, Manoel Pedro da Silva Júnior e João Carlos Ventura de Oliveira também estiveram presentes, além de seminaristas.


Em entrevista, Dom Gil contou que o retorno do presbítero juiz-forano ao Norte do Brasil partiu de um pedido do Bispo de Óbidos, Dom Bernardo Bahlmann, devido à sua experiência anterior na Amazônia e pela necessidade de padres no local. “Embora seja um grande sacrifício para nós, já que o Padre Leonardo é um trabalhador intenso aqui na Arquidiocese, organizador da Pastoral Missionária, achamos que lá precisa, mais do que nós, de padres. Pedimos a Nosso Senhor que abençoe o trabalho dele, que abençoe Dom Bernardo e toda a Diocese de Óbidos, para que ali Jesus seja cada vez mais conhecido e mais amado”.


O Arcebispo ainda ressaltou as qualidades do sacerdote, que nos últimos dois anos trabalhou como pároco da Paróquia Santo Antônio do Paraibuna e como assessor espiritual do Conselho Missionário Diocesano (Comidi). “Padre Leonardo é muito dedicado, não mede sacrifícios, trabalha de sol a sol, é um homem completamente dedicado à missão da Igreja. Desapegado de qualquer bem material, é um sacerdote verdadeiro neste sentido, de doação completa. Depois, ele também tem muita facilidade para organizar a pastoral, para comunicar-se com o povo; são dons que Deus deu a ele e que nós ficamos felizes de, na pessoa dele, oferecer à Diocese de Óbidos, ao povo da Amazônia”, finalizou.


Após receber homenagens do Comidi e da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, onde cresceu e descobriu sua vocação, Padre Léo tomou a palavra e contou aos presentes da verdadeira necessidade de sacerdotes na Amazônia. Citou uma vila, na cidade de Faro (PA), que visitou em novembro de 2017, onde não havia uma Celebração Eucarística há seis anos e meio. “Compreendi que é, de fato, uma oferta que estamos fazendo àquela Igreja. Uma oferta à Diocese de Óbidos, uma oferta à Amazônia. Nossa diocese não tem padres sobrando para enviar, mas brota do coração do nosso Arcebispo esse gesto generoso que vai em comunhão com a nossa Igreja, que já em Medellín foi nos dizer que ninguém é tão pobre que não pode ofertar a sua pobreza, a sua miséria”.


O padre ainda lembrou o pedido recente do Santo Padre. “Agora, há pouco tempo, o Papa Francisco, ao nos presentear com o documento ‘Querida Amazônia’, faz o apelo para que aqueles que tenham vocação missionária sejam enviados à Amazônia. E, assim, eu retorno, atendendo a um apelo do Papa e também do nosso Arcebispo, que tem um carinho muito grande por este projeto. Por muito amor à Igreja, eu volto à missão. É importante compreender que a Igreja é universal e a missão ad gentes, que é a missão além fronteiras, é fundamental”.


Padre Leonardo Loures, que esteve de 2015 a 2018 no Norte do Brasil, retorna à Paróquia São Martinho de Lima, que está sob a responsabilidade da Arquidiocese de Juiz de Fora. Ele se juntará ao Padre Bill Jonatas Silva Souza. A previsão é de que ele chegue a Óbidos nesta quarta-feira (11).


Colaboração: Danielle Quinelato - Assessora de Comunicação Arquidiocese JF

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .