• Radio Catedral

Padre Carlos Augusto "Povo de Deus" é homenageado com medalha Nelson Silva


A Câmara Municipal de Juiz de Fora realiza, nesta quinta-feira (28), a cerimônia da entrega da Medalha Nelson Silva, às 19h30, no Plenário do Legislativo. Dez personalidades das áreas cultural e social, além de instituições de educação e cultura, serão homenageadas. Dentre elas está o Padre Carlos Augusto Alves dos Santos, conhecido como “Povo de Deus”.


Neste mês da consciência negra, a premiação objetiva reconhecer o mérito de pessoas que contribuíram de alguma forma com manifestações artístico-culturais e sociais da raça negra.


A honraria, concedida anualmente, foi criada em 1999 e leva o nome do cantor e compositor Nelson Silva, que nasceu no dia 22 de janeiro de 1928. Mineiro de Juiz de Fora foi contador, tipógrafo e um dos maiores compositores da história do município e do país. Sambas, boleros, rumbas, mambos, valsas, toadas, batuques e até hinos religiosos fazem parte de seu acervo musical. Atento à situação do negro no Brasil, retratou a dura realidade enfrentada pela raça, através de cantos e lamentos. Nelson Silva morreu em 10 de outubro de 1969, deixando aos integrantes do batuque a sua herança de lutar por uma sociedade mais justa e igualitária.


O Padre Carlos Augusto Alves dos Santos, “Povo de Deus”, desenvolve na Vila Olavo Costa, projetos de coleta de material reciclável há alguns anos. A ideia surgiu quando crianças da comunidade estavam para celebrar a Primeira Eucaristia e as famílias não tinham como arcar com as despesas da cerimônia, como velas e camisas. Reunindo educação para a sustentabilidade e uma forma de gerar renda, o padre observou a quantidade de material reciclável disponível, que poderia ser vendido e revertido em renda para as famílias, e ampliou as atividades do projeto. Em um segundo momento, a paróquia abriu as portas para que jovens em situação de vulnerabilidade pudessem vender o material coletado e retirar o sustento de suas famílias.


O plenário da Câmara Municipal de Juiz de Fora, onde acontecerá a entrega da medalha Nelson Silva, fica na Rua Halfeld, 955, 3º andar – Centro.


Confira os outros agraciados com a medalha:


Adelino da Silva Benedito

Escola Municipal Santa Cândida

Fernando Luiz Baldioti

Francisca da Silva

Giovana Bellini

Instituto Cultura do Samba

Valmir Costa

Victor Alexandre Pereira (RT Mallone)

Zélia Maria da Costa Ludwig


*Com informações do site da Câmara JF

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .