Por Fabíola Castro
A osteoporose é uma doença que pode levar a fraturas ósseas e resultar na incapacidade física, além de aumentar o risco de complicações graves, por isso, a importância da prevenção, diagnóstico precoce e do tratamento adequado dessa condição que na maioria dos casos está relacionada com o envelhecimento. Ela pode manifestar-se em ambos os sexos, mas atinge especialmente as mulheres depois da menopausa.
O Dr. Gustavo Balbi, membro da diretoria da Sociedade Mineira de Reumatologia e professor de Reumatologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em entrevista para o quadro "Bendita Saúde", desta quinta-feira, 31, explicou sobre a osteoporose, sobretudo na menopausa.
Confira:
O que é a osteoporose?
Como ela se manifesta e quais as suas causas?
Qual o percentual de pessoas que ela atinge? Então, como o senhor destacou as mulheres podem ser mais acometidas?
Sendo que o risco de osteoporose aumenta depois da menopausa, por esse fator também, a saúde da mulher durante e após a menopausa deve ser sempre acompanhada?
A osteoporose pode limitar as atividades do dia a dia da pessoa acometida?
A osteoporose tem cura?
A alimentação influencia na melhora ou prevenção da osteoporose?
Considerações finais.
A osteoporose é uma doença muitas vezes silenciosa, como destacou o médico, o primeiro sinal pode aparecer quando ela está numa fase mais avançada e costuma ser a fratura espontânea de um osso que ficou poroso e muito fraco, a ponto de não suportar nenhum trauma ou esforço por menor que sejam. Por isso, a prevenção é importante, com ações como ingerir cálcio, cuidar da alimentação e fazer exercícios físicos, além de buscar os cuidados de um especialista. São cuidados para nossa vida!
Comments