Os cuidados com as armadilhas de consumo na área de saúde e estética
- Radio Catedral
- 2 de abr.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

O Procon de Juiz de Fora divulgou a pesquisa "Armadilhas de Consumo e Saúde da Mulher". O estudo analisou as principais reclamações registradas no ano de 2024 relacionadas a serviços de estética, saúde e beleza.
Segundo o levantamento realizado pelo Observatório das Relações de Consumo do Procon de Juiz de Fora, foram registradas 440 queixas entre janeiro e dezembro do ano passado. Destas, 79,55% foram feitas por mulheres. O segmento mais reclamado foi o de saúde, que inclui hospitais, clínicas e laboratórios, respondendo por 41,32% das queixas. Em seguida, aparecem os produtos de perfumaria, cosméticos e higiene pessoal, com 14,46% das reclamações.
Entre os principais problemas enfrentados pelos consumidores estão o descumprimento de ofertas, serviços não prestados, venda enganosa e publicidade enganosa, que juntos representam 27,95% das reclamações.
Entre as orientações do Procon para evitar problemas na contratação de serviços estéticos, a dica é pesquisar a reputação do estabelecimento em sites de avaliação, redes sociais e no próprio Procon. Solicitar um orçamento detalhado e lembra que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor, após a aprovação do orçamento, o prestador não pode alterar os valores.
Para procedimentos mais complexos, como harmonização facial e depilação a laser, o Procon orienta o consumidor a exigir um contrato formal especificando prazos, garantias e possíveis efeitos colaterais.
Os consumidores que se sentirem lesados podem buscar orientação e registrar reclamações diretamente no Procon/JF. O atendimento pode ser feito pelos telefones (32) 3690-7610 e 3690-7611, pelo WhatsApp (32) 98463-2687, ou presencialmente na sede da agência, localizada na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, no Centro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Confira a pesquisa completa.
Comentarios