Por Rádio Catedral
Nesta quinta-feira (8) a Igreja Católica faz memória de São Domingos de Gusmão, fundador da Ordem dos Pregadores e da família Dominicana.
Na Arquidiocese de Juiz de Fora, ele foi celebrado em Aracitaba (MG no fim de semana. Nesta quinta, há programação festiva na Igreja São Domingos de Gusmão, na Rua Porfírio Barbosa de Albuquerque, 318, no Teixeiras, com Exposição do Santíssimo Sacramento às 13h; Meditação do Terço: Mistérios Dolorosos às 15h; Meditação do Terço: Mistérios Gloriosos às 18h, seguida de Bênção do Santíssimo Sacramento, às 18h30 e missa às 19h.
Em Santos Dumont (MG), a Comunidade São Domingos, na Rua Técnico Panamá, 146 Bairro Quarto Depósito, celebra o padroeiro com procissão e missa, às 19h.
Vocação desde sempre
São Domingos de Gusmão nasceu na família Gusmão, que era de alta linhagem na Espanha em 1170. Antes do nascimento, a mãe dele sonhou com um cachorro, que trazia na boca uma tocha acesa de que irradiava grande luz sobre o mundo.
O pai queria entusiasmá-lo pelas armas; porém o menino preferia andar com a mãe, com clérigos e monges.Ele se desapegou a tal ponto de si e das coisas, que vendeu todos os ricos livros, para comprar comida aos famintos, como conta Padre Tarcísio Monay, Pároco da Paróquia São Geraldo no Bairro Teixeiras.
Homem de oração, penitência e amor à Palavra de Deus, São Domingos acolheu o chamado ao sacerdócio e foi ordenado em 1203. Em 1204, Domingos seguiu para Roma para pedir licença para evangelizar os bárbaros na Germânia.
No entanto, o Papa Inocêncio III o encaminhou para a conversão dos hereges no Sul da França. Ele foi e quando os hereges viram a forma como ele vivia e pregava, muitos se converteram.
Em 1215 nasceu em Tolosa a primeira casa dos Irmãos Pregadores, também conhecidos como Dominicanos – que significa cães do Senhor – que levavam a verdade libertadora às pessoas na mendicância, amor e propagação do Rosário da Virgem Maria, rígida formação teológica e de estudo para se chegar a Jesus Cristo. Este foi o exemplo que São Domingos deixou aos católicos, como analisa Padre Tarcísio Monay.
São Domingos de Gusmão morreu aos 51 anos e foi canonizado pelo Papa Gregório IX, em 1234. Padre Tarcísio reforçou que o Santo não ficou na teoria, e praticou o amor profundo a Deus e ao próximo através da caridade, do amor e da simplicidade.
"Arme-se com a oração, não com a espada; vista-se com a humildade, não
com roupas finas”. A frase de São Domingos de Gusmão é o tema do editorial com Padre Camilo.
Comments