O perigo da sobrecarga de energia que pode causar acidentes elétricos nas residências
- Radio Catedral
- 16 de fev. de 2022
- 2 min de leitura
Por Fabíola Castro

No dia a dia em casa as pessoas utilizam inúmeros aparelhos, eletrodomésticos que facilitam a rotina e trazem conforto. Muitos desses itens precisam estar ligados à rede elétrica para funcionarem ou para carregarem. É nessa hora que é importante ter muita atenção para evitar acidentes. Nas residências, as pessoas costumam usar “Ts”, “benjamins” e extensões para ligar equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, etc.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), apenas no primeiro semestre do ano passado, 116 pessoas perderam a vida em ocorrências com a rede elétrica dentro das residências no Brasil. Desses registros, cinco foram em Minas Gerais.
De acordo com o Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Companhia Energética de Minas Gerais - Cemig, João José Magalhães Soares, um cuidado a ser tomado é observar a capacidade e adequação do circuito elétrico, e ressalta ainda, que as chances de choque podem ser reduzidas com a instalação de um dispositivo diferencial residual (DR) na rede elétrica das residências.
Encontrados em quase todas as casas os "Ts", "benjamins" e extensões, utilizados para a conexão simultânea de vários aparelhos devem ser evitados pelo perigo de sobrecarga de energia e de curtos-circuitos que podem ocorrer em redes não preparadas para suportar a carga elétrica demandada, causando incêndios e até acidentes fatais, como explica João Soares.
O Gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, alerta ainda, que a manutenção na rede elétrica deve sempre ser feita por profissionais capacitados.
É importante destacar também que aparelhos com maior potência, como ar-condicionado, chuveiro elétrico e micro-ondas tenham circuito próprio, para evitar acidentes. Além disso, é importante dimensionar as tomadas corretas para cada tipo de aparelho, pois alguns precisam desses pontos de conexão com suporte para maior amperagem, como as fritadeiras elétricas.
É bom se atentar também que em caso de necessidade de qualquer manutenção na rede elétrica, é importante que o disjuntor da residência seja desligado para reduzir as chances de acidentes.
Comments