Por Fabíola Castro
O quadro "Bendita Saúde", desta quinta-feira (9) trouxe uma entrevista sobre um projeto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que aborda a importância do leite para a saúde das pessoas.
Minas Gerais é o maior produtor de leite do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os queijos mineiros artesanais são considerados patrimônio imaterial brasileiro desde 2008 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e são conhecidos internacionalmente.
Na UFJF, o Núcleo de Valorização dos Produtos Lácteos na Alimentação Humana (Nuvlac), tendo em vista a interação entre o conhecimento comum e o científico sobre o leite, oferece a toda comunidade diversos conteúdos sobre os lácteos e seus derivados. De artigos científicos a receitas saudáveis baseadas no leite, a página do projeto tem uma linguagem acessível e de fácil entendimento, o que é muito importante quando a intenção é atingir a todos os públicos.
O Professor do Departamento de Nutrição da UFJF, Paulo Henrique Fonseca da Silva, que é Farmacêutico-Bioquímico e Doutor em Ciência dos Alimentos explica sobre o projeto.
Confira:
Minas é o maior produtor de leite do país. Qual o objetivo desse projeto?
Como o projeto foi executado?
Em relação à importância do leite para a saúde, como é feita essa abordagem?
Visando a interação entre o conhecimento comum e o científico sobre o leite, o Núcleo de Valorização dos Produtos Lácteos na Alimentação Humana (Nuvlac), oferece a toda comunidade conteúdos atuais, relevantes e embasados sobre os lácteos e seus derivados. De que forma?
Como ter acesso a esses conteúdos?
Na busca de conhecimento e esclarecimento de dúvidas sobre o consumo de lácteos, como o trabalho é feito?
Há na Internet muitas informações errôneas sobre o consumo de lácteos. O Núcleo se coloca como referência para sanar as dúvidas sobre o assunto com informações baseadas em pesquisas?
Os leitores podem fazer perguntas, tirar dúvidas com os membros do grupo?
O projeto Minas dos Leites Gerais foi desenvolvido envolvendo a importância do leite para a saúde e suas relações com Minas Gerais?
O senhor comentou sobre as receitas tradicionais que envolvem o leite e derivados em nosso Estado. A que tipos de receitas as pessoas podem ter acesso?
Excelente esse projeto, professor, com a divulgação de informações seguras, corretas a respeito dos lácteos, abordando também a questão nutricional, a importância do leite para a saúde. Quais as suas considerações finais?
Acesse o site do projeto: www.nuvlac.com.br e também o Instagram: @nuvlac.
A página do grupo possui uma biblioteca virtual e gratuita com dezenas de artigos científicos sobre diversos assuntos, como o papel do leite no sistema imunológico, as proteínas contidas no soro do leite e o consumo de lácteos na infância e adolescência.
Comments