• Radio Catedral

Novo edifício do Colégio dos Jesuítas é inaugurado

por Giovane Rezende*

Em cerimônia especial realizada no último sábado (20), foi oficializada a inauguração do espaço “Imaculada” do Colégio dos Jesuítas. O edifício é ambiente de aprendizado voltado aos estudantes do Maternal III ao 2º ano do Ensino Fundamental.


O local é fruto da inovação no conceito de sala de aula, junto a uma área de Mata Atlântica. O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, realizou a benção do prédio acompanhado pelo Provincial dos Jesuítas no Brasil, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ.


Dom Gil destacou o trabalho realizado pela Pastoral da Educação em nossa Arquidiocese, apontando a importância deste investimento feito pelo Colégio dos Jesuítas.

Conforme Dom Gil Antônio Moreira, se errarmos na educação infantil, comprometemos o futuro da humanidade.

Segundo o Diretor-Geral do Colégio dos Jesuítas, Professor Edelves Rosa Luna, este espaço representa uma importante inovação pedagógica.

O Diretor Acadêmico, Pe. José Robson Silva Sousa, SJ, aponta que a história deste novo espaço formativo começou ainda em 2016.

O Provincial dos Jesuítas no país, Pe. Mieczyslaw Smyda, SJ, destaca que a educação é uma ação eficaz de transformação da sociedade.

O Secretário para Educação da Província dos Jesuítas do Brasil (BRA) e futuro reitor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), a partir de 2022, Pe. Sérgio Eduardo Mariucci, SJ, comenta sobre a grande alegria de retornar a Juiz de Fora, onde morou, e poder ver o crescimento deste projeto pedagógico.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, ressalta o trabalho sempre voltado para a educação por parte dos Jesuítas, desde o nascimento do Brasil.

O projeto arquitetônico do Imaculada foi planejado de forma a garantir a presença de áreas de convivência entre as pessoas. Um parquinho foi montado no terraço, já que o brincar é considerado elemento importante para a aprendizagem, de acordo com a Proposta Pedagógica do Espaço. O lugar contará, ainda, com mecanismos avançados de segurança, como sistema de alarme automático, videomonitoramento, aparato anti-incêndio e sistema de controle de acesso ao edifício.


*Áudios cedidos pela Assessoria de Comunicação da Arquidiocese JF




0 comentário