top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Novembro Azul e os cuidados com a saúde do homem

Por Fabíola Castro


A campanha Novembro Azul tem como objetivo divulgar informações sobre a saúde do homem e fortalecer as recomendações para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de próstata. Foi com esse objetivo que o movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália.


De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer e Ministério da Saúde o câncer de próstata é a segunda doença que mais mata homens no mundo.


O médico responsável pelo Serviço de Urologia do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (sob gestão da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh), Dr. Humberto Lopes, em entrevista para o quadro "Bendita Saúde" desta terça-feira, 28, falou sobre o Novembro Azul e o câncer de próstata.


Confira:


Nesse mês, é realizada a Campanha Novembro azul que foca na saúde do homem, especificamente na prevenção ao câncer de próstata. Ainda hoje, é difícil convencer os homens da importância dos cuidados, da prevenção ou isso tem mudado?


A campanha nesse mês é de prevenção ao câncer de próstata e o que é a próstata?


E o câncer de próstata como ele acontece? Há sinais e sintomas?


Quando é recomendado procurar o médico?

Reforçando sobre os fatores de risco para o câncer de próstata, quais são? Qual a faixa etária mais suscetível? Pode acometer homens mais jovens? Qual a incidência?


Como é feito o diagnóstico? Qual profissional procurar?


Quando falamos em cuidar da saúde, a primeira atitude recomendada é a prevenção sempre que possível. Em relação ao câncer de próstata, como prevenir?


Como e onde as pessoas, nesse caso, os homens podem, por meio do SUS, buscar atendimento?


O senhor já destacou que os cuidados com a saúde devem ser constantes, mas o Novembro Azul vem reforçar esse alerta?


Dr. Humberto agradecemos aos senhor pela entrevista, pela sua disponibilidade em trazer importantes informações e esclarecimentos sobre esse assunto e para finalizarmos quais as suas considerações?


Informações importantíssimas Doutor Humberto trouxe na entrevista e, aquela coisa de que homem não gosta de médico, não procura se cuidar, isso tem mudado e é tão importante! Pode melhorar, claro, sempre pode!


Diante de qualquer sinal ou sintoma suspeito, os homens devem procurar imediatamente o serviço de saúde, seu médico de confiança, para realizar a investigação diagnóstica e, caso haja alguma alteração suspeita, seguir para a confirmação por meio de exames.


Como Dr. Humberto também destacou, o câncer de próstata é silencioso e pode não apresentar sintomas, por isso, importante sempre estar atento à saúde e aos cuidados. Compartilhe essas informações com outras pessoas!

12 visualizações0 comentário

留言


bottom of page