Nova portaria amplia criação de queijos artesanais autorais em Minas Gerais
- Radio Catedral
- 5 de mai.
- 1 min de leitura
Por Rádio Catedral, com Agência Minas

Os queijos artesanais mineiros, conhecidos em todo o país por sua qualidade e tradição, agora têm ainda mais espaço para a criatividade e inovação. Uma nova portaria do Instituto Mineiro de Agropecuária, o IMA, promete transformar a produção de queijos em Minas Gerais.
A Portaria número 2.373, publicada recentemente, permite que os produtores criem os chamados queijos artesanais autorais. São queijos que recebem ingredientes especiais, como café, vinho ou doce de leite, dando um toque exclusivo a cada receita — sem deixar de seguir os rígidos padrões de higiene, bem-estar animal e segurança alimentar.
O diretor técnico do IMA, André Duch, explica que a norma atende a uma antiga demanda dos queijeiros e garante que esses produtos possam ser vendidos em todo o território nacional, desde que respeitadas as regras técnicas e sanitárias.
LOC S: Outra mudança importante é a permissão para o uso de madeira nas bancadas das queijarias, desde que esse material seja essencial ao processo de fabricação e fácil de higienizar.
Segundo o IMA, os chamados queijos autorais seguem uma tendência de mercado: cada vez mais, os produtores querem imprimir sua identidade, destacando os sabores únicos de suas regiões, mas sem perder a essência das receitas tradicionais.
O subsecretário de Política e Economia Agropecuária, Gilson Sales, lembra que as regras anteriores eram antigas, com portarias que datavam de 2002 a 2008. Agora, tudo foi reunido em um único documento, mais claro e atualizado.
Comments