• Radio Catedral

Nosso Senhor dos Passos é celebrado em Rio Preto (MG)


*Foto: Facebook Paróquia Nosso Senhor dos Passos

A Paróquia Nosso Senhor dos Passos, localizada na cidade de Rio Preto (MG), interior da Arquidiocese de Juiz de Fora, celebra o seu titular nesta terça-feira, 14 de julho.


Nosso Senhor dos Passos é um título de Jesus Cristo, uma invocação ao Filho de Deus relembrando os momentos de Sua Paixão. É uma devoção especial na Igreja Católica dirigida a Jesus, relembrando o trajeto percorrido por Ele na Via Dolorosa até chegar ao calvário.


Esta devoção está presente na Igreja desde a Idade Média. Ela começou quando os cruzados visitaram os lugares santos da cidade de Jerusalém onde Jesus passou a caminho do monte Calvário. Quando voltaram à Europa, eles quiseram reviver a experiência espiritual da Via Crucis, sob a forma de Via Sacra, procissões, meditações, construindo capelas especiais dentro das igrejas.


A devoção cresceu e, no século XVI foram fixadas as 14 estações da Via Sacra, fazendo memória aos momentos mais marcantes do caminho para o Calvário percorrido por Jesus.


A invocação a Nosso Senhor dos Passos se tornou muito popular em vários países, especialmente em Portugal e no Brasil. Numerosas paróquias foram fundadas sob o título de Nosso Senhor dos Passos, como é o caso do município de Rio Preto (MG), onde a paróquia foi fundada em 14 de julho de 1832, completando em 2020, 188 anos. Na imagem, Jesus Cristo é representado carregando a cruz no caminho do Calvário. Trata-se do símbolo maior do Cristianismo.


Celebrações


Na Paróquia de Rio Preto, para comemorar a data uma programação especial foi preparada, neste ano de forma on-line, por conta da pandemia. No último fim de semana foi realizada uma festa julina com uma live show pelas redes sociais.


Neta terça-feira (14), dia dedicado a Nosso Senhor dos Passos, as celebrações tiveram início logo cedo, com uma carreata pelas ruas da cidade. Às 13h, será realizado um momento de adoração. A Missa festiva será às 16h. O encerramento acontecerá às 19h, com um momento surpresa. A programação será transmitida pelo Facebook Paróquia Nosso Senhor dos Passos.



*História da devoção ao Senhor dos Passos - com informações do site: www.saomiguelsd.com

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .