Por Fabíola Castro*
Neste sábado, 7 de outubro, a Igreja celebra Nossa Senhora do Rosário. A origem desta devoção e oração é muito antiga, pois conta-se que os monges anacoretas (eremitas dos primeiros séculos do cristianismo) usavam pedrinhas para contar o número das orações vocais. Dessa forma, nos conventos medievais, os irmãos leigos dispensados da recitação do Saltério (pela pouca familiaridade com o latim), completavam suas práticas de piedade com a recitação de Pai-Nosso e, para a contagem, o Doutor da Igreja São Beda, chamado de “o Venerável” (séc. VII-VIII), havia sugerido a adoção de vários grãos enfiados em um barbante.
O Santo Rosário foi sendo transformado com o decorrer dos anos, porém, no ano de 1214, a Santa Igreja o estabeleceu na forma e método que hoje é usado. Antes, as Ave-Marias não eram como agora, nem mesmo os mistérios contemplados entre outros itens da oração. Sua origem se deu com a revelação divina de Nossa Senhora do Rosário a São Domingos de Gusmão, fundador dos dominicanos (O.P.). Por meio das citações referidas ao Bem-aventurado Alano de La Roche em seu livro “De Dignitate Psalterri”, São Luís Maria Grignion de Montfort relata a origem do Rosário.
Foi em uma batalha, a de Lepanto (Grécia, junto ao porto de Corinto) em 7 de outubro de 1571, quando o Papa Pio V procurava conter os avanços dos turcos na Europa e, antes disso, convocou os cristãos para que rezassem o rosário. Era uma batalha extremamente importante, pois dela dependia a preservação do cristianismo e da cultura ocidental. Pela oração e intercessão de Nossa Senhora, a cristandade foi salva das mãos dos muçulmanos.
O pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Juiz de Fora, Padre Marcelo Magalhães, reforça a importância da devoção a esse título da Virgem Maria.
Foi por São Domingos a propagação do Rosário. Ele se preocupava em converter os albigenses, também conhecidos como cátaros (puros), que eram um grupo de hereges de caráter gnóstico e maniqueísta, sendo até mesmo protegida por bispos e nobres da época. Essa doutrina negava a existência de um único Deus, negava a divindade de Jesus, direcionava a salvação através do conhecimento.
Nossa Senhora do Rosário apareceu a São Domingos e pediu a oração do Saltério Angélico. Então, ele começou a pregar o Santo Rosário e desde então, a oração do foi sendo adaptada e chegou até nós hoje.
Padre Marcelo Magalhães ressalta a proteção e intercessão de Nossa Senhora do Rosário por aqueles que esperam e confiam.
Em agradecimento a Nossa Senhora, pela vitória na Batalha de Lepanto, o Papa São Pio V instituiu a Festa de Nossa Senhora das Vitórias em 1571 e acrescentou o título de “Auxílio dos Cristãos” às ladainhas da Mãe de Deus. Já em 1573, o Papa Gregório III mudou o nome para Festa de Nossa Senhora do Rosário. Em 1716, o Papa Clemente XI inscreveu a festa no calendário romano, estendendo-se para toda a Igreja. Em 1913, o Papa Pio X fixou a data da celebração da festa em 7 de outubro.
Em Juiz de Fora, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário do Bairro Granbery, está em festa celebrando a Padroeira. O pároco, Padre Marcelo Magalhães, fala sobre a programação festiva.
A Matriz Nossa Senhora do Rosário fica na Rua Santos Dumont, 215 – Granbery.
Mais duas paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora são dedicadas à Virgem do Rosário:
Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Rosário de Minas (Distrito de Juiz de Fora) *A Matriz fica na Praça da Matriz, s/nº – Centro
Programação neste sábado, 7:
Dia de Nossa Senhora do Rosário 6h – Caminhada Mariana saindo de Valadares em direção à Rosário de Minas 10h – Celebração Solene 11h – Almoço na Escola Prof. Helena Antipof 14h – Brincadeiras para as crianças 16h30 – Show de prêmios 21h – Festa social
Dia 8 de setembro – Domingo 8h – Animação na praça com a banda de Pequeri (MG) 11h – Almoço Beneficente na Rua Principal, 490 14h – Missa e procissão pelas ruas com a imagem da padroeira 16h – Leilão de bezerros 17h – Leilão de prendas 18h – Festa social 21h – Encerramento com queima de fogos
Paróquia Nossa Senhora do Rosário – Bocaina de Minas/MG *A Matriz fica na Rua Joaquim Domingues Maciel, 13 – Centro
Programação neste sábado, 7:
Dia de Nossa Senhora do Rosário 6h – Oração do Rosário 11h- Santa Missa e Coroação 12h – Almoço 18h – Solene Celebração Eucarística, seguida Procissão *Logo após, funcionamento de barraquinhas e festa social.
Dia 8 de outubro – Domingo 14h – Show de prêmios e funcionamento de barraquinhas 18h – Missa em ação de graças pela festa 20h – Festa social
Confira aqui outras programações.
*Com informações de Santo do dia Canção Nova.
Comentarios