Nossa Senhora do Ó: inspiração de defesa da vida e do nascituro, lembra Padre Laureandro Lima da Silva
- Radio Catedral
- 18 de dez. de 2024
- 3 min de leitura
Vigário Episcopal para Vida e Família da Arquidiocese fala sobre significado do título mariano celebrado nesta quarta (18) Por Rádio Catedral

Nesta quarta-feira (18), é celebrado o dia de Nossa Senhora do Ó. Faltando uma semana para o Natal, esta festa católica de origem espanhola também é chamada de “Expectação do parto de Nossa Senhora”.
Para entender o significado deste título mariano, a gente conversou com o Vigário Episcopal para Vida e Família da Arquidiocese, Padre Laureandro Lima da Silva. Ele falou sobre a origem e a reflexão despertada pela celebração de Nossa Senhora do Ó.
Padre Laureandro explica por que esta devoção ficou conhecida a partir da interjeição exclamativa “Ó”.
Nesta devoção, Maria está gestante. Por isso, muitas grávidas e famílias rezam pela intercessão dela. Padre Laureandro comenta que Nossa Senhora do Ó aponta pela defesa da vida desde a concepção e o cuidado com os bebês e futuras mães.
“Ó Emanuel, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”. Uma invocação à missão de Maria no dia de Nossa Senhora do Ó é o tema do editorial com Padre Camilo
Conheça a história do título mariano de Nossa Senhora do Ó
Fonte: Canção Nova
Origens
Festa católica de origem claramente espanhola, a festa de hoje é conhecida na liturgia com o nome de “Expectação do parto de Nossa Senhora”, e entre o povo com o título de “Nossa Senhora do Ó”. Os dois nomes têm o mesmo significado e objetivo: os anelos santos da Mãe de Deus por ver o seu Filho nascido.
A Longa Espera
Anelos de milhares e milhares de gerações que suspiraram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos.
A Expectativa do Nascimento do Salvador
A Expectação (expectativa) do parto não é simplesmente a ansiedade, natural na mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da “bendita entre as mulheres”, que foi escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos homens, para corredentora da humanidade. Ao esperar o Seu Filho, Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal da Economia Divina da Salvação do mundo.
Aclamamos a Mãe do Redentor
As antífonas maiores que põe a Igreja nos lábios dos seus sacerdotes, desde hoje até a Véspera do Natal, e começam sempre pela interjeição exclamativa Ó (“Ó Sabedoria, vinde ensinar-nos o caminho da salvação”; “Ó rebento da Raiz de Jessé, vinde libertar-nos, não tardeis mais”; “Ó Emanuel, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”), como expoente altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que suspira pela vinda de Jesus, inspiraram ao povo espanhol a formosa invocação de “Nossa Senhora do Ó”.
Os céus nos enviam o Redentor
É uma ideia grande e inspirada: a Mãe de Deus, posta à frente da imensa caravana da humanidade, peregrina pelo deserto da vida, que levanta os braços suplicantes e abre o coração enternecido, para pedir ao céu que lhe envie o Justo, o Redentor.
A Festa Instituída
A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no século VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História da Igreja pela dolorosa, humilde, edificante e pública confissão de Potâmio, Bispo bracarense, pela leitura do testamento de São Martinho de Dume. Além da presença simultânea de três santos de origem espanhola: Santo Eugênio III de Toledo, São Frutuoso de Braga e o então abade agaliense Santo Ildefonso.
Uma festa, vários títulos
Primeiro, comemorava-se, na data de hoje, a Anunciação de Nossa Senhora e Encarnação do Verbo. Santo Ildefonso estabeleceu-a definitivamente e deu-lhe o título de “Expectação do parto”. Assim ficou sendo na Hispânia, e passou a muitas Igrejas da França etc. Ainda hoje, é celebrada na Arquidiocese de Braga.
Comments