top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

15 de setembro: paróquias celebram Nossa Senhora das Dores e da Piedade

Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro


Nesta sexta-feira (15), várias comunidades em paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora estão mobilizadas na festa da padroeira, Nossa Senhora das Dores. É uma celebração intimamente ligada às tradições religiosas brasileiras e também tem outros nomes, como também o de Nossa Senhora da Piedade.



Origem da festividade


O culto a Nossa Senhora das Dores iniciou em 1221 na Alemanha. A celebração da festividade em 15 de setembro começou com a Ordem dos Servos de Maria, em Florença, em 1239.


O Papa Bento 13 que incluiu na Liturgia a celebração da compaixão, piedade e das sete dores de Nossa Senhora, participando ativamente da Redenção de Cristo. Dessa forma, a Virgem Maria, imagem da Igreja, nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, e sim oferecer essas dores a Deus para uma civilização do Amor.


Padre João Carlos Ventura de Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Bias Fortes, explica a origem da devoção a este título mariano.



A Virgem Dolorosa nos ama e nos deu a luz na dor e no amor”. A frase de São Padre Pio é o tema do editorial desta sexta-feira (15) com Padre Erélis


Paróquias da Zona da Mata em festa


Uma alvorada e o repicar dos sinos abriram o dia em Bias Fortes. Duas missas foram celebradas nesta manhã. Padre João Carlos destaca a programação festiva desta tarde e os eventos do fim de semana em Bias Fortes.


Em Lima Duarte, padres convidados da Arquidiocese de Juiz de Fora abriram as cerimônias no dia da padroeira. O pároco Padre José de Anchieta Moura Lima, fala o que está previsto para esta sexta-feira.


Nossa Senhora da Piedade


Em Rochedo de Minas, a festa é para Nossa Senhora da Piedade. Padre Jânio Carlos Mota, Administrador Paroquial da Paróquia, convida para a MissaSolene em honra à padroeira.


Nossa Senhora da Piedade é também a Padroeira de Minas Gerais



Nossa Senhora da Piedade é oficialmente a Padroeira de Minas Gerais desde o dia 31 de julho de 1960, conforme decreto do Papa São João 23.

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page