Por Roberta Oliveira e Fabíola Castro
Nesta sexta-feira (15), várias comunidades em paróquias da Arquidiocese de Juiz de Fora estão mobilizadas na festa da padroeira, Nossa Senhora das Dores. É uma celebração intimamente ligada às tradições religiosas brasileiras e também tem outros nomes, como também o de Nossa Senhora da Piedade.
JUPAC promove Evangeliza Show em honra a Nossa Senhora das Dores
Devotos celebram Nossa Senhora das Dores em distrito de Santos Dumont (MG)
Paróquia em Rochedo de Minas inicia comemoração da Padroeira, Nossa Senhora da Piedade
Paróquias na Arquidiocese de Juiz de Fora iniciam festas de Nossa Senhora das Dores e da Piedade
Paróquia de Lima Duarte celebra as Alegrias de Maria em preparação para a festa de sua Padroeira
Origem da festividade
O culto a Nossa Senhora das Dores iniciou em 1221 na Alemanha. A celebração da festividade em 15 de setembro começou com a Ordem dos Servos de Maria, em Florença, em 1239.
O Papa Bento 13 que incluiu na Liturgia a celebração da compaixão, piedade e das sete dores de Nossa Senhora, participando ativamente da Redenção de Cristo. Dessa forma, a Virgem Maria, imagem da Igreja, nos apontando para uma Nova Vida, que não significa ausência de sofrimentos, e sim oferecer essas dores a Deus para uma civilização do Amor.
Padre João Carlos Ventura de Oliveira, pároco da Paróquia Nossa Senhora das Dores em Bias Fortes, explica a origem da devoção a este título mariano.
“A Virgem Dolorosa nos ama e nos deu a luz na dor e no amor”. A frase de São Padre Pio é o tema do editorial desta sexta-feira (15) com Padre Erélis
Paróquias da Zona da Mata em festa
Uma alvorada e o repicar dos sinos abriram o dia em Bias Fortes. Duas missas foram celebradas nesta manhã. Padre João Carlos destaca a programação festiva desta tarde e os eventos do fim de semana em Bias Fortes.
Em Lima Duarte, padres convidados da Arquidiocese de Juiz de Fora abriram as cerimônias no dia da padroeira. O pároco Padre José de Anchieta Moura Lima, fala o que está previsto para esta sexta-feira.
Nossa Senhora da Piedade
Em Rochedo de Minas, a festa é para Nossa Senhora da Piedade. Padre Jânio Carlos Mota, Administrador Paroquial da Paróquia, convida para a MissaSolene em honra à padroeira.
Nossa Senhora da Piedade é também a Padroeira de Minas Gerais
Nossa Senhora da Piedade é oficialmente a Padroeira de Minas Gerais desde o dia 31 de julho de 1960, conforme decreto do Papa São João 23.
Comentários