Por Rádio Catedral
Já começaram as atividades em preparação da Festa de Nossa Senhora da Cabeça, na Paróquia do bairro São Dimas, em Juiz de Fora.
O tema das reflexões é “No Centenário com a Mãe da Cabeça, vivenciaremos a sagrada Eucaristia”. Neste sábado (3) começa a novena e programação social e religiosa, como explica o pároco, Padre Erélis Camilo Resende de Paiva.
Padre Erélis fala sobre as celebrações previstas para 12 de agosto, dia de Nossa Senhora da Cabeça.
Essa devoção mariana tem origem na região da Andaluzia, na Espanha, onde a Virgem Maria apareceu a um camponês chamado Juan, cujo braço amputado foi milagrosamente regenerado, garantindo assim a credibilidade de suas palavras sobre a construção de uma capela em homenagem a ela. Desde então, Nossa Senhora da Cabeça tem sido venerada por fiéis em busca de proteção espiritual e intercessão a Deus.
Simbolismo da imagem de Nossa Senhora da Cabeça
*Informações do site Cruz Terra Santa Cabeça na mão: Um homem inocente, condenado à morte, pediu a proteção de Nossa Senhora da Cabeça. No momento da execução, um mensageiro chegou com provas de sua inocência, libertando-o. A cabeça simboliza a justiça divina e a proteção contra a injustiça.
Coroa: é um sinal da intercessão de Maria, representando o quinto mistério glorioso, a coroação de Nossa Senhora como Rainha do Céu e da Terra.
Manto azul e vermelho: o azul simboliza o céu, onde está a Virgem Maria e o nosso destino, enquanto o vermelho representa o sangue de Jesus.
Túnica branca: remete a pureza de coração de Nossa Senhora
Menino Jesus no colo: os braços abertos simbolizam o amor e acolhimento de Deus, a roupa branca representa a pureza de coração enquanto a coroa remete a sua realeza.
Confira abaixo os detalhes da programação completa:
Até dia 2 de agosto Terço nas casas
De 3 a 9 de agosto – Novena 19h30 – Missa na Matriz
Dia 4 de agosto – Domingo 8h e 19h30 – Missa na Matriz 10h – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida 15h – Carro com andor da Padroeira passando pelas ruas da Comunidade
Dia 11 de agosto – Domingo 8h e 19h30 – Missa na Matriz 9h às 16h – Festival de Pastel 10h – Missa na Comunidade Nossa Senhora Aparecida
Dia 12 de agosto – Segunda-feira | Dia de Nossa Senhora da Cabeça 5h30, 7h, 9h, 11h, 13h, 15h e 19h30 – Missa na Matriz 18h – Procissão
*De 10 a 12 de agosto, haverá funcionamento de barracas.
Comentarios