Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Nossa Senhora Aparecida é celebrada na Arquidiocese de Juiz de Fora

Por Danielle Quinelato e Giovane Rezende


Foto: Portal A12

Neste Sábado, 12 de Outubro, é comemorada Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Em todo o país, as festividades deste ano são regidas pelo tema “Com Maria, escolhidos e enviados em missão!”, proposto pelo Santuário Nacional.


Desde 1953, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), determinou que a festa dedicada a Nossa Senhora Aparecida fosse celebrada no dia 12 de outubro. Uma das razões para a escolha dessa data foi a aproximação da época do encontro da Imagem, que ocorreu na segunda quinzena de outubro de 1717.


O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, fala sobre a devoção à Nossa Senhora Aparecida, que é oriunda do Século XVIII.

Segundo Dom Gil, a história da libertação dos escravos no Brasil está diretamente ligada à história de Nossa Senhora Aparecida.

O Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira, destaca Nossa Senhora Aparecida como o símbolo do que Deus deseja para todos nós.

Na Arquidiocese de Juiz de Fora, são inúmeras as igrejas que, dedicadas ou não à Padroeira do Brasil, prepararam programações especiais. Na Catedral Metropolitana vão ser realizadas missas em sete horários. Pela manhã, às 7h, 8h30, 10h e 11h30 acontecem as Missas. Além disso, vai ser realizada a 24ª edição da motociata de Nossa Senhora Aparecida, com concentração às 9h no Bairro Bom Pastor.


Na tarde, vão haver celebrações às 16h e às 18h. À noite, a missa das 19h30 encerra as comemorações na Catedral.


Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro de mesmo nome, vão acontecer missas em sete horários. Pela manhã, as celebrações acontecem às 6h, com celebração sertaneja, seguida de carreata; às 8h tem Celebração Especial para Motoristas, Taxistas e Motoqueiros; e às 10h, Celebração Especial para a Juventude, Estudantes e Escoteiros.


À tarde, tem celebração Afro-Brasileira às 12h; Celebração Especial para as Crianças, às 14h; e Celebração para os Idosos e Enfermos, às 16h. Encerrando a programação, às 18h, tem Procissão Luminosa pelas ruas do bairro, seguida de Celebração Solene com Dom Gil Antônio Moreira, às 19h.


Na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Linhares, amanhã vai acontecer Alvorada, com fogos, às 6h, seguida por Santa Missa, às 7h, no Centro de Evangelização São Bartolomeu, ao lado da Matriz. Às 10h, tem Santa Missa das Crianças e, às 11h30, acontece Concentração para a passeata com os motoqueiros em honra a Nossa Senhora Aparecida.


12h vai haver fogos ao ar livre e passeata com os motoqueiros pelos bairros Linhares, Bom jardim, Três Moinhos e Vitorino Braga, seguido pelo Almoço da padroeira, 12h30. Encerrando a programação acontece, às 17h, Concentração e saída da procissão da Comunidade Eclesial São Luiz Gonzaga a caminho do Centro de Evangelização São Bartolomeu, seguido de Solenidade de Nossa Senhora Aparecida e Festa, com atrações musicais após a Missa.


Na Quase-Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no bairro Granjas Bethânia, tem Alvorada com queima de fogos às 6h, seguida por missa da acolhida, às 7h, e Missa das Crianças, às 10h. Às 16h, tem carreata, com concentração e saída da Igreja Nossa Senhora Aparecida seguida da procissão luminosa pelo bairro e Missa Solene de Encerramento, às 17h30. Vai haver funcionamento de barraquinhas.


A programação completa, com as celebrações em outras paróquias de Juiz de Fora e da região, você confere aqui em nosso site.