• Radio Catedral

"Nossa Água": programa da PJF prevê cuidado com a água no município

Por Fabíola Castro

Foto: Carlos Mendonça / PJF.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) lançou, nesta semana, o “Nossa Água”, Programa Produtor de Água de Juiz de Fora. Conforme a administração municipal, o programa vai garantir o abastecimento de água para o município, incentivando o cuidado e proteção das nascentes, o plantio de árvores e a manutenção do solo produtivo pelos produtores (as) rurais.


O produtor credenciado receberá apoio técnico, capacitação, benfeitorias na propriedade e renda por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), no valor de R$ 250 por hectare cuidado. A iniciativa abrange as propriedades localizadas nas bacias de contribuição da represa Dr. João Penido e do Ribeirão Espírito Santo.


A Prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, falou sobre o programa “Nossa Água”.


Margarida ressaltou que as mudanças climáticas convocam as autoridades públicas a se mobilizarem pela proteção da água, bem de todos, que o poder público tem o dever de proteger.


O Programa Nossa Água é realizado pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), em parceria com as secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Planejamento Urbano (Sepur), Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), além da Cesama, e conta com o apoio da Emater e Sindicato Rural. O lançamento contou com a participação, além da Prefeita Margarida Salomão de representantes dessas secretarias e setores.


Quem pode participar:

- Propriedade localizada no entorno da represa Dr. João Penido ou do Ribeirão Espírito Santo;

- Imóvel inscrito no Cadastro Ambiental Rural – CAR;

- Ausência de pendências com autuações administrativas ambientais;

- Comprovação da relação de domínio ou posse legal do imóvel;

- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ativos.


Como participar:

Todas as informações estão disponíveis no edital. Clique aqui.

0 comentário