top of page
Foto do escritorRadio Catedral

No verão consumo de energia pode ser maior pelo uso de equipamentos para refrescar o ambiente

Por Fabíola Castro

*Imagem Pixabay.

Nesta época do ano em que as altas temperaturas são constantes, pode ocorrer aumento no consumo de energia elétrica nas residências e estabelecimentos comerciais. É comum utilizar equipamentos para refrescar o ambiente, como ventiladores, climatizadores de ar e aparelhos de ar-condicionado, como destaca Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da Cemig.


Em relação aos equipamentos para refrescar o ambiente, segundo Thiago Batista, o ar-condicionado é o que mais gasta energia, por isso, os consumidores devem ficar atentos ao seu uso, preferindo, se possível, usar os ventiladores ou circuladores de ar.


Além desses, o engenheiro de Eficiência Energética, Thiago Batista, lembra também dos refrigeradores que tendem a ser usados com mais frequência em dias de calor e, o abre e fecha desses equipamentos pode fazer com que o consumo de energia seja maior.


Normalmente, em virtude de sua grande potência, o chuveiro consome muita energia nas residências, sendo responsável por uma grande fatia conta de luz. Entretanto, nesta época do ano, conforme Thiago Batista, as pessoas podem diminuir a potência do equipamento para reduzir o consumo.


É importante destacar também que, mesmo com a chave do chuveiro na posição verão, para se ter economia efetiva no consumo do aparelho, é preciso que o tempo do banho seja mantido, pois não adianta diminuir a potência do equipamento e aumentar o tempo em baixo do chuveiro.

10 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page