top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

"No trânsito, escolha a vida": Prefeitura lança campanha Maio Amarelo em Juiz de Fora

Atualizado: 5 de mai. de 2023

Por Roberta Oliveira

Arte: Movimento Maio Amarelo | Facebook.

Com foco na orientação para as pessoas adotarem um comportamento mais responsável no trânsito, a Prefeitura lança nesta quinta-feira, 4, a programação do Maio Amarelo em Juiz de Fora. A abertura oficial da campanha, que terá como tema ‘No trânsito, escolha a vida’, será às 9h, no auditório da PJF, na Avenida Brasil 2.001, 1º andar, Centro.


Em 2022, é a 10ª vez que o Movimento Maio Amarelo é realizado - e a Prefeitura de Juiz de Fora participou de todas as edições.


Estão previstas várias atividades ao longo do mês, incluindo a campanha nas redes sociais da administração municipal e as mensagens educativas exibidas no aplicativo Cittamobi. No próximo domingo, dia 7, haverá ação na Rua de Brincar das 8h às 12h, na Rua Coronel José Domingos dos Reis, em Benfica.



Todos são responsáveis pelo trânsito seguro

Em 2022, a Polícia Militar registrou mais de 6 mil acidentes de trânsito em Juiz de Fora. O número é menor que os 8.508 casos registrados em 2013. No entanto, é um aumento em relação aos últimos dois anos: foram 5.376 em 2020 e 5.478 em 2021


E a maioria dos acidentes registrados na cidade poderia ter sido evitada se os envolvidos tivessem tomado decisões melhores, como destaca a supervisora de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), Renata Lutiene.


De acordo com os dados dos REDS da Polícia Militar, repassados à Rádio Catedral pela SMU, em 2022 foram 1.989 choques; 1.570 colisões transversal ou lateral; 1.727 colisões frontal ou traseira, 273 atropelamentos e 526 casos de outros tipos. Em 1.618 ocorrências, houve 2.093 vítimas: 34 mortes, 140 feridos graves, 992 feridos leves e 927 envolvidos que não se feriram. Outros 4.4467 casos não tiveram vítimas.

Por isso, Renata Lutiene reforça a importância de bater na tecla da responsabilidade e do cuidado no trânsito. Afinal, ainda tem muita gente que ainda se coloca - e coloca os outros - em risco.


Maio Amarelo

O Movimento Maio Amarelo é uma mobilização internacional que surgiu no Brasil, pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, para conscientizar sobre a importância de um comportamento seguro no trânsito. A proposta é chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito de todo o mundo. O objetivo é tornar o tema trânsito pauta diária durante todo o mês de maio e estimular, desta forma, a participação de toda a população, através de ações do Poder Público e da sociedade civil.

15 visualizações0 comentário

Σχόλια


bottom of page