• Radio Catedral

No feriado da Independência do Brasil, Igreja de Juiz de Fora ganha mais um Padre

Por Fabíola Castro*

*Foto: Danielle Quinelato

Nesta segunda-feira, 7 de setembro, feriado nacional da Independência do Brasil, a Arquidiocese de Juiz de Fora ganhou mais um sacerdote, o Padre João Carlos Ventura de Oliveira.


O novo presbítero desta Igreja Particular foi ordenado pela imposição das mãos do Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, em Missa realizada na Matriz da Paróquia São José, de Bicas (MG), sua cidade natal. A cerimônia contou apenas com a presença de padres, diáconos, seminaristas e familiares em respeito às medidas sanitárias impostas pela pandemia.


Antes da celebração, uma carreata recepcionou o Arcebispo, que percorreu as ruas da cidade juntamente com o ainda Diácono João Carlos, acompanhados também pelo Padre José Custódio que é filho da cidade.


Neste dia 7 de setembro, o município de Bicas, de cerca de 15 mil habitantes, estava duplamente em festa, além de consagrar um filho seu ao serviço da Igreja Católica, celebrou também o aniversário de emancipação completando 97 anos.


Esta foi a quinta Ordenação Presbiteral realizada desde o mês de agosto, finalizando as que precisaram ser adiadas por conta da pandemia do novo coronavírus.


Dom Gil falou do simbolismo da ordenação em um dia importante para todo o país.

Um momento, segundo Dom Gil, de gratidão a Deus e a Nossa Senhora.

O Arcebispo destacou o momento diferente vivido por todos com a pandemia e, a participação dos fiéis que antes era presencial nas igrejas, precisou agora ser modificada por questão de segurança. Sendo assim, as celebrações foram acompanhadas de casa pelos meios de comunicação arquidiocesanos.

O recém-ordenado, Padre João Carlos, escolheu como lema para este momento, o versículo 13 do Salmo 50: “Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o Vosso Santo Espírito”, pedindo segundo ele, para ter profunda intimidade com o Senhor que o chamou para se doar por inteiro.

Padre João Carlos falou também da alegria de ser ordenado nesta data de 7 de setembro, que teve vários significados.

Para o Reitor do Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, onde os futuros sacerdotes fazem o caminho formativo, é uma alegria essa contribuição para o crescimento do Reino de Deus.

O pároco da Paróquia São José, Padre Dione César de Oliveira Goulart, expressou sua gratidão a todos que contribuíram para a realização da cerimônia de ordenação deste novo servo da Igreja.

Para a mãe do neo-sacerdote, Aparecida de Jesus Ventura, foi difícil descrever a emoção de viver esse momento da ordenação presbiteral de seu filho.

Nesta terça-feira, 8 de setembro, Festa da Natividade de Nossa Senhora, Padre João Carlos será apresentado como Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Dores de Bias Fortes (MG), auxiliando o Padre Wilson Rogério Campos Delgado.


A sua primeira Santa Missa será às 19h, marcando também a abertura da Festa Sinodal da padroeira da paróquia, Nossa Senhora das Dores. A transmissão será pelo Facebook do Padre João Carlos Ventura de Oliveira.



*Sonoras: Danielle Quinelato - Assessoria de Comunicação Arquidiocese JF

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .