Nhá Chica: Padre Cássio fala sobre vida de fé da beata celebrada neste sábado (14)
- Silvia Carvalho
- 14 de jun.
- 2 min de leitura
Por Rádio Catedral

Hoje a Igreja celebra a beata Nhá Chica, a primeira beata do Sul de Minas. Francisca de Paula de Jesus nasceu no início do século 19 em um distrito de São João del-Rei, no campo das vertentes, onde foi batizada no dia 26 de abril de 1810. Pouco tempo depois, a família mudou-se para Baependi, no sul no estado de Minas Gerais, como explica o Padre Cássio Barbosa de Castro, Pároco da Paróquia Sant’Ana, no Bairro Ideal, em Juiz de Fora, onde mensalmente acontece uma missa em honra à beata.
Francisca era conhecida por Nhá Chica, sendo que "nhá" é uma forma reduzida da palavra senhora, que é uma forma respeitosa de se tratar aos mais velhos. Analfabeta, sempre alguém lia para ela as Escrituras Sagradas. Compôs uma Novena e construiu uma igrejinha onde venerava a imagem de Nossa Senhora da Conceição que era da mãe dela. Atualmente, o local abriga o Santuário da Conceição. Em vida, começou a ser chamada de "a mãe dos pobres", por conta do cuidado e amparo com quem necessitava, como destaca Padre Cássio.
Nhá Chica também era uma profunda devota de Nossa Senhora, como conta Padre Cássio.
Padre Cássio também fala sobre a pílula de Nhá Chica, que remonta há 80 anos.
Nhá Chica morreu em 14 de junho de 1895 e foi sepultada no interior da capela dedicada à Nossa Senhora da Conceição, construída a pedido dela. Foi beatificada em 4 de maio de 2013, promulgada pelo Papa Bento 16. Ela é uma das sete brasileiras beatificadas.
Comunidades da Arquidiocese de Juiz de Fora celebram a Beata Nhá Chica
Na Arquidiocese de Juiz de Fora, duas comunidades realizam festas para homenagear Nhá Chica, a primeira mulher negra brasileira beatificada, celebrada neste sábado (14).. Na Área Missionária localizada no Bairro Vila Montanhesa, pertencente à Paróquia Nossa Senhora das Dores, houve um tríduo preparatório entre os dias 11 e 13. Neste sábado, Às 18h15, os fiéis sairão em procissão pelas ruas do bairro, encerrando o momento com a Missa Solene às 19h, na capela da comunidade. A Área Missionária fica localizada na Rua Benjamim Elídio de Faria nº 385 – bairro Vila Montanhesa.
Também neste sábado (14), a Paróquia Santa Ana, no bairro Vila Ideal, que faz uma celebração mensal em honra à beata. haverá Missa em homenagem a Nhá Chica. Padre Cássio Barbosa de Castro convida todos para Eucaristia, a ser celebrada às 19h.
A Igreja Matriz da Paróquia Sant’Ana fica na Rua Afonso Celso, 95 – Bairro Vila Ideal.
Kommentare