Mutirão no HU-UFJF detecta aumento de casos de câncer de pele
- Radio Catedral
- 8 de dez. de 2022
- 2 min de leitura
Segundo a médica dermatologista responsável pelo mutirão esses dados divulgados são apenas do serviço realizado no HU-UFJF. São aguardados ainda os dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com os números nacionais.
Por Rádio Catedral

Profissionais do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora (HU-UFJF, sobre gestão da Ebserh) verificaram aumento de 20% no número de casos de câncer de pele diagnosticados durante mutirão realizado no dia 3 de dezembro. Os dados são relativos à comparação entre o último mutirão que aconteceu na instituição em 2019, antes do início da pandemia.
Foram mais de cem atendimentos com número significativo de diagnósticos de câncer de pele, como explica a médica dermatologista e professora coordenadora do mutirão, Dra. Shirley Gamonal.
Os pacientes foram encaminhados ao Serviço de Dermatologia do HU, para confirmação dos diagnosticados clinicamente com biópsias ou cirurgias. O mutirão contou com a participação de 40 colaboradores, entre médicos especialistas, residentes, acadêmicos e equipe de apoio. Além do HU, foi realizada a ação também na Maternidade Terezinha de Jesus em Juiz de Fora e em diversas localidades pelo país.
Confira também:
Dra. Shirley destaca ainda que a população deve ficar atenta aos sinais na pele e, sendo necessário, buscar atendimento médico, além dos cuidados e proteção diária.
Esses dados divulgados são apenas do serviço realizado no HU da UFJF e, segundo a dermatologista Dra. Shirley, são aguardados ainda os dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) com os números nacionais.
Mas de acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, o câncer de pele não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. A boa notícia, conforme Dra Shirley, é que ele apresenta altos percentuais de cura, se for detectado e tratado precocemente.
Comments