top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Mutirão de vacinação antirrábica é realizado neste sábado (15) em Juiz de Fora

Por Danielle Quinelato


A Prefeitura de Juiz de Fora realiza neste sábado, 15 de outubro, o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal na Zona Urbana. De 8h às 17h, os tutores podem levar seus bichinhos a 86 postos de vacinação especiais espalhados pelo município.


A vacina antirrábica é indicada para cães e gatos, a partir de três meses de idade, sendo recomendada uma dose ao ano. De acordo com o médico veterinário e coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, José Geraldo de Castro Júnior, a vacinação antirrábica animal representa a ação mais importante na prevenção do aparecimento da doença.


Em relação à situação epidemiológica da doença no município, cabe destacar que não são registrados casos de raiva em cães e gatos desde o ano de 1998. Em contrapartida, são registrados casos em bovinos e equinos, frequentemente na zona rural, transmitida principalmente por morcegos que se alimentam de sangue.


Segundo o coordenador da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal, as vacinas contra a raiva estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), praças, igrejas e faculdades.


O médico veterinário fala de uma exceção relacionada aos cães e gatos que devem receber a vacina.


José Geraldo lembra que a raiva é uma zoonose transmitida através de mordeduras, arranhaduras e lambeduras de mucosas, em função de o vírus estar presente na saliva dos animais contaminados.


O médico veterinário ainda ressalta que Hospital de Pronto Socorro é o local de referência em Juiz de Fora em casos de mordidas e arranhões de cães, gatos e outros animais possivelmente contaminados.


Clique aqui e confira a lista completa dos locais de vacinação.

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page