Por Roberta Oliveira
Nesta sexta-feira, 11 de novembro, às 14h, o Museu Mariano Procópio será o palco de uma palestra do musicólogo Ricardo Cravo Albin. O evento também terá o lançamento do livro “Pedro I - Compositor Inesperado: Oito Ensaios Inéditos Sobre o Homem e o Proclamador, no Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022)”.
A palestra e o lançamento do livro de Ricardo Cravo Albin será a partir das 14h, próximo ao prédio Mariano Procópio e tem entrada franca e livre para todos os públicos. Além disso, os participantes ganharão certificado e concorrerão a livros em um sorteio. Os interessados devem fazer inscrição pelo telefone (32) 3211-1145 até a manhã desta sexta, 11 de novembro.
Aspecto pouco conhecido de Dom Pedro I, destaca diretora do Museu
Ricardo Cravo Albin é o fundador do Museu da Imagem e do Som (MIS), sendo considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira. A diretora do Museu Mariano Procópio Maria Lúcia Horta Ludolf de Mello explica que a proposta da obra de Ricardo Cravo Albin é mostrar um aspecto pouco conhecido de um personagem importante da história do Brasil.
Segundo a diretora, ser o cenário do evento comprova a importância do Museu Mariano Procópio, que possui no acervo vários itens relacionados à família imperial.
Sobre o livro
O livro “Pedro I - Compositor Inesperado: Oito Ensaios Inéditos Sobre o Homem e o Proclamador, no Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022)”. reúne oito ensaios inéditos de historiadores renomados sobre Pedro I, abordando uma faceta pouco conhecida do primeiro imperador: a de compositor, titularizando em livro tanto sua verve multifacetada quanto sua desconhecida obra musical pela primeira vez. Os ensaios inéditos foram escritos por Mary Del Priore, Ricardo Cravo Albin, Giovanni Codeça, Bruno de Cerqueira, Paulo Rezzutti, Rosana Lanzelotte, Isabel Lustosa, Paulo de Assunção e Arno Wehling, e são acompanhados no livro (seleta de 17 faixas) de CD e QR Code incluídos na edição histórica.
Sobre Ricardo Cravo Albin
Ricardo Cravo Albin é o fundador do Museu da Imagem e do Som (MIS), sendo considerado um dos maiores pesquisadores da Música Popular Brasileira. Historiador de MPB, produtor musical, produtor de rádio e televisão, crítico e comentarista, foi diretor geral da Embrafilme e presidente do Instituto Nacional de Cinema (INC). Desde 1973, ele é autor de cerca de 2.500 programas radiofônicos para a Rádio MEC. Sua maior obra é o Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira, disponível em meio digital, com cerca de doze mil verbetes.
Comments