• Radio Catedral

Moradores de Igrejinha e Benfica participam de simulados de emergência para áreas de barragens

Atualizado: 8 de abr.

Por Fabíola Castro

Foto: Carlos Mendonça / PJF.

Moradores dos bairros Igrejinha e Benfica, Zona Norte de Juiz de Fora, participam de um simulado prático de emergência para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens de armazenamento de resíduos industriais, da empresa Nexa Resources. O primeiro exercício foi realizado na tarde desta quinta-feira (7) no bairro Igrejinha, na Vila São Sebastião, e ainda haverá outro simulado no fim de semana. Nos últimos dois anos, a ação não foi realizada por causa da pandemia. O simulado é realizado com o apoio da Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e dos órgãos de segurança, como explica o subsecretário de Proteção e Defesa Civil, Luís Fernando Martins.


O gerente geral da Nexa, unidade de Juiz de Fora, José Maximino Ferron, fala do objetivo da ação simulada.


Segundo José Maximino Ferron os moradores participantes das ações são previamente orientados a seguir, após os alarmes, para os pontos de encontro.


Após a revisão do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração todas as mineradoras e indústrias do país tiveram suas áreas de autossalvamento alteradas, como comenta José Maximino Ferron.


O gerente geral da Nexa em Juiz de Fora, José Maximino Ferron, fala ainda sobre a situação atual das barragens da empresa no município.


A ação, segundo os organizadores, tem caráter preventivo e envolve diálogo com a comunidade, sinalização das rotas e dos pontos de encontro, fornecimento de orientação para a população, além da execução do simulado de uma situação hipotética de emergência.

Novo simulado no domingo (10)

O simulado volta a acontecer no próximo domingo, 10 de abril, às 14h, no bairro de Benfica e região. Haverá interdição a partir da Avenida Juscelino Kubitschek, no bairro de Benfica, na altura da Rua Martins Barbosa. No horário das 14h às 16h, as linhas de ônibus 716, 718, 726, 740, 741, 742, 743, 744, 745 e 746 terão alteração para o seguinte itinerário: Avenida Juscelino Kubitschek e Avenida Antônio Simão Firjan, em Benfica. Além dessas, também no domingo, as linhas 715, 717, 724, 728, 735, 736, 757 e 766 terão o caminho com paralisação total por até 35 minutos, no horário das 13h55 às 14h30, na Avenida Juscelino Kubitschek, em Benfica. Em Juiz de Fora, de acordo com a Prefeitura, estão sendo realizadas ações de preparação para, além do exercício de simulação de evacuação relacionado às barragens da Pedra e dos Peixes, que são de responsabilidade da Nexa; também das barragens das usinas hidrelétricas de Joasal e Marmelos, administradas pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig); e da barragem da usina hidrelétrica de Picada, operada pela empresa Votorantim Energia.


Participação dos moradores

Conforme divulgado pela Prefeitura de Juiz de Fora, a atividade teve uma alta adesão da população mapeada e dos colaboradores da empresa. 1.320 pessoas se deslocaram para um dos doze pontos de encontros, o que corresponde à participação de 68% do público esperado.


*Foto: Arquivo PJF.



0 comentário