Por Rádio Catedral
A sujeira e o lixo são as companhias do monumento Dom Lasagna, no Bairro Mariano Procópio, em Juiz de Fora. A homenagem ao bispo e missionário fundador das obras salesianas no Brasil, Uruguai e Paraguai fica na passagem em nível entre as ruas Dom Lasagna e Mariano Procópio. Marca o local onde ele morreu no maior desastre ferroviário da história do município em 6 de novembro de 1895.
As fotos foram feitas nesta quinta (7) pela equipe da Rádio Catedral, que cobrou resposta da Prefeitura de Juiz de Fora e da MRS Logística, concessionária responsável pela ferrovia.
As respostas trazem divergência sobre quem deve cuidar da manutenção do local.
“O monumento a Dom Lasagna, localizado na passagem em nível no Bairro Mariano Procópio, não é de responsabilidade da MRS”, informou a empresa sem outros detalhes.
“A Prefeitura de Juiz de Fora informa que a responsabilidade pela zeladoria do local é da concessionária MRS. Entretanto, uma equipe do Demlurb vai ao local para avaliar a viabilidade de execução do serviço”, respondeu a Administração Municipal também em nota à Rádio Catedral.
Diante da denúncia da Rádio Catedral, equipes do Demlurb estiveram no local e realizaram a limpeza.
Sobre o monumento
O monumento foi inaugurado em 6 de novembro em 1915, na passagem em nível entre as ruas Dom Lasagna e Mariano Procópio, como uma homenagem ao bispo e aos outros religiosos falecidos no acidente ferroviário 20 anos antes. Construído em alvenaria, mármore e granito, foi tombado como patrimônio material do município em dezembro de 2000, pela “importância cultural para a cidade”.
Quer conhecer a história de Dom Lasagna? Assista ao Você Sabia!
Comentários