top of page
  • Foto do escritorRadio Catedral

Modelo de caridade e de fé, Santa Clara de Assis é celebrada em comunidades de Juiz de Fora

Por Roberta Oliveira


Nesta quinta-feira, 11 de agosto, é dia de Santa Clara de Assis, fundadora das Clarissas, a Ordem, contemplativa e feminina, da Família Franciscana e também padroeira da televisão.


Ela é celebrada em comunidades de duas paróquias de Juiz de Fora, nos Bairros Milho Branco e Santa Paula, e também pelos integrantes da Sociedade São Vicente de Paulo que batizaram uma obra social com o nome da santa.


Em 60 anos de vida, a jovem italiana se tornou modelo de fé atemporal, se destacando pela caridade e o respeito às pessoas necessitadas, foi forte para combater invasores mouros enquanto lidava com a própria saúde frágil. Santa Clara faleceu no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos. Foi canonizada no ano de 1255 pelo Papa Alexandre lV.


Para entender um pouco mais sobre o exemplo perene de Santa Clara de Assis, a Rádio Catedral FM traz informações do Vatican News/Rádio Vaticano, a análise do exemplo dela por Padre Camilo e também conversou com o Padre Robert Teixeira, que é Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, responsável pela Capela Santa Clara no Milho Branco.


“Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!”


Santa Clara nasceu em uma família nobre em Assis, na Itália, em 1193. A mãe foi escolheu o nome por uma inspiração de que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade. Ela destacou-se desde cedo pela caridade e respeito para com os pequenos, como nos conta o vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, Padre Robert Teixeira.


Aos 18 anos, em 1212, Clara abandonou o lar para seguir Jesus mais radicalmente. Foi ao encontro de Francisco de Assis na Porciúncula, cortou o cabelo como sinal de entrega total ao Cristo pobre, casto e obediente. Padre Robert Teixeira fala sobre como a forma que Santa Clara decidiu viver se tornou um modelo para os católicos até hoje.


Em Juiz de Fora, a comunidade da Capela Santa Clara, Rua Ivan Batista de Oliveira, 1.115, no Bairro Milho Branco festeja hoje a padroeira. O vigário paroquial da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes, Padre Robert Teixeira convida todos vocês que estão ouvindo a Rádio Catedral a participarem da festa e conhecerem um pouco mais sobre a vida e o exemplo de Santa Clara.


A beleza de ações de Santa Clara, destacou Padre Camilo


No Editorial do Jornal Boa Nova nesta quinta-feira, 11 de agosto, o Diretor da Rádio Catedral FM, Padre Camilo de Paiva, comenta sobre como o exemplo da vivência e prática da fé por Santa Clara de Assis pode nos conduzir para mais próximo de Deus.



Santa Clara Patrona da TV Imagem: Site Canção Nova/Reprodução

Outras celebrações em honra a Santa Clara em Juiz de Fora


Na Igreja Santa Clara, na Rua Maria Luiza Alves, 305, no Bairro Santa Paula, haverá missa às 15h. A partir das 18h30, os devotos vão concentração no campo do bairro, seguida de procissão luminosa para a igreja, onde será celebrada a Santa Missa.


E também às 15h será celebrada a Santa Missa em Ação de Graças pela Obra Social Santa Clara, do Conselho Central Diocesano. A cerimônia será na Capela São Vicente de Paulo, na Casa São Vicente de Paulo, na Rua São Sebastião, 412, em Juiz de Fora. E você pode ajudar o trabalho da Obra Social Santa Clara, conhecida como Obra do Berço, com doação de fraldas de pano, flanelas, sabonetes e outros itens infantis, que serão entregues para as gestantes carentes.



Festa na Basílica em Assis, na Itália


A comunidade de Assis celebra o carisma da "plantinha de Francisco" em um dia dedicado à oração na Basílica dedicada à Santa Clara. Confira o boletim da Rádio Vaticano/Vatican News.


Entre momentos marcantes da vida de Santa Clara, houve o episódio em que ela se levantou do quarto para expulsar – com o Santíssimo Sacramento – os mouros que desejavam invadir o Convento em Assis.


Em 1252, um ano antes de morrer, ela assistiu à Celebração da Eucaristia sem precisar sair do leito. Ela relatou que a celebração da Missa aparecia para ela como uma projeção na parede do quarto. O fato foi confirmado quando a santa detalhou as palavras do sermão do celebrante. Em 1958, foi proclamada oficialmente “Patrona da Televisão” pelo Papa Pio XII.


Documento do Papa Pio XII que proclamou Santa Clara padroeira da TV Imagem: Vatican News/Reprodução


Oração a Santa Clara*


Clara, santa cheia de claridade,

Irmã de São Francisco de Assis,

Intercede pelos teus devotos

Que querem ser puros e transparentes.

Teu nome e teu ser

Exalam o perfume das coisas inteiras

E o frescor do que é novo e renovado.

Clareia os caminhos tortuosos

Daqueles que se embrenham

Na noite do próprio egoísmo

E nas trevas do isolamento.

Clara, irmã de São Francisco,

Coloca em nossos corações

A paixão pela simplicidade,

A sede pela pobreza,

A ânsia pela contemplação.

Te suplico, Irmã Lua,

Que junto ao Sol de Assis

No mesmo céu refulge,

Alcança-nos a graça que,

Confiantes vos pedimos.

Santa Clara, ilumina os passos

Daqueles que buscam a claridade!

Amém!


*Fonte: Site Franciscanos.org

25 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page