• Radio Catedral

Missa e procissão luminosa celebram Nossa Senhora de La Salette em Juiz de Fora

Por Fabíola Castro*


Nesta quinta-feira, 19 de setembro, a Igreja celebra Nossa Senhora da Salette ou de La Salette, padroeira do movimento "Mães que Oram pelos Filhos".


A devoção a Nossa Senhora de La Salette é oriunda da França, no século XIX. Nossa Senhora apareceu a dois pastorinhos, Melânia e Maximino, na pequena vila de La Salette. Os meninos vislumbraram a Virgem Maria, que estava vestida como as mulheres camponesas da região e trazia em sua cabeça uma coroa muito brilhante. Carregava uma pesada corrente sobre os ombros e outra, mais leve, com um crucifixo resplandecente.


Nossa Senhora apresentava uma fisionomia muito triste e chorava. Preocupada, dirigiu aos jovens mensagens de alerta, recomendando a conversão e a submissão à vontade de Deus, o respeito aos preceitos de Sua lei, mais religiosidade, mais dedicação à oração e à espiritualidade pessoal. Num alerta especial àqueles que facilmente blasfemavam contra seu Filho Jesus, fez profecias aos que não se regenerassem. E, recomendando aos dois pastorinhos que levassem a novidade a todo o povo daquela terra, foi-se elevando e desapareceu em um grande facho de luz que chegava até o céu.


Por meio de uma pastoral doutrinária, de 19 de setembro de 1851, Dom Felisberto Bruillard, então bispo de Grenoble, na França, após pesquisa aprofundada, concluía pela realidade milagrosa da aparição e autorizava as peregrinações a La Salette. Tendo recebido a aprovação de Roma, em 7 de outubro de 1851, ele mandou construir um santuário dedicado a Nossa Senhora de La Salette. No Congresso Mariano de 1904, a aparição de La Salette foi qualificada como o maior acontecimento religioso do século XIX.


Santa Missa e procissão luminosa


Em Juiz de Fora, Nossa Senhora de La Salette será celebrada de forma especial pelas Paróquias Sagrado Coração de Jesus e Santa Rita de Cássia. Padre Antônio Camilo de Paiva, diretor espiritual do movimento “Mães que oram pelos filhos” na Arquidiocese, comenta sobre a celebração festiva.

A Santa Missa e procissão luminosa reunirão as mães que oram pelos filhos de Juiz de Fora e região.

A Igreja Sagrado Coração de Jesus fica na Rua Dr. Alberto Vieira Lima, 50 – no Bairu. Já a Igreja Santa Rita de Cássia está localizada na Rua Barão do Retiro, 388 - Bairro Bonfim.



Palavras do Papa São João Paulo II sobre La Salette:

  “Neste lugar, Maria, a mãe sempre amorosa, mostrou sua dor pelo mal moral causado pela humanidade. Suas lágrimas nos ajudam a entender a gravidade do pecado e a rejeição a Deus, enquanto manifestam ao mesmo tempo a apaixonada fidelidade que Seu Filho mantém com relação a cada pessoa, embora Seu amor redentor esteja marcado com as feridas da traição e do abandono dos homens.”


*Com informações de: www.a12.com

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .