• Radio Catedral

Missa dos Santos Óleos e da Unidade reúne Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora na Catedral

Por Fabíola Castro*


Na manhã da quinta-feira, 1º de outubro, dia de Santa Teresinha e início do Mês Missionário, o Clero da Arquidiocese de Juiz de Fora, se reuniu para a Missa dos Santos Óleos e da Unidade na Catedral Metropolitana, sede desta Igreja Particular.


Foi a primeira vez, desde o início da pandemia e neste ano, que todos os padres se reuniram juntamente com o Arcebispo, Dom Gil Antônio Moreira, o que, como disse o Pastor, fez desse dia mais especial. A celebração se tornou ainda mais bela e solene com a participação também do Coral Benedictus. A Santa Missa não contou com a presença dos fiéis, que puderam acompanhar pelos meios de comunicação arquidiocesanos.


Durante essa celebração, são abençoados o Óleo dos Catecúmenos e dos Enfermos e consagrado o do Santo Crisma. Eles serão usados nos diversos sacramentos da Igreja. Por isso, é chamada de “Missa dos Santos Óleos” e “Missa do Crisma”. É nesta celebração também que os padres renovam as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação.


Dom Gil, em sua homilia, destacou que a celebração estava centrada na pessoa de Jesus Cristo, como toda Eucaristia.

Esta celebração ocorre tradicionalmente na manhã da Quinta-feira Santa, mas em 2020 não pôde acontecer por conta da pandemia do novo coronavírus, como explicou Dom Gil em entrevista.

A Missa dos Santos Óleos marcou também o início do Mês Missionário, recordou o 2º Sínodo e o lema da Arquidiocese de Juiz de Fora: "Uma Igreja sempre em missão".

Na celebração desta quinta-feira foi ainda descerrada a placa de inauguração das pinturas internas da Catedral Metropolitana de Juiz de Fora, que ficaram muito belas. A recuperação da pintura e do projeto original foi encerrada em 18 de março, às vésperas do dia de São José. A previsão era de inaugurar a obra de restauro também na Quinta-feira Santa, o que por conta da pandemia foi inviabilizado.

O Arcebispo Metropolitano, Dom Gil Antônio Moreira, anunciou também a instituição do Acolitato e Leitorato a três seminaristas: Alex Francisco, Marcus Vinicius e Ronny Moreira, já se preparando para a ordenação diaconal.

Clique aqui e confira as fotos da celebração.


*Sonoras: Danielle Quinelato

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco
  • 347814db5ead8ece1540a586342c64b7_logo-ds

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .