Missa do Domingo de Ramos com a Catedral vazia: “uma emoção nova”, disse Dom Gil
- Radio Catedral
- 6 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Por Fabíola Castro*

A Semana Santa de 2020 tem sido diferente, mas não menos intensa e bem celebrada. Por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) as Missas estão sendo de forma privada nas Igrejas e transmitidas aos fiéis pelos meios de comunicação. A internet nesse momento é a grande aliada das paróquias e comunidades.
Nesse Domingo de Ramos, que abriu solenemente a 'Grande Semana' para os católicos, as celebrações foram acompanhadas por praticamente toda a Arquidiocese de Juiz de Fora pelas redes sociais e as casas se tornaram verdadeiras 'Igrejas Domésticas'.
Na Catedral Metropolitana vazia, o Arcebispo Dom Gil Antônio Moreira, disse que celebrar dessa forma foi uma emoção nova.
Dom Gil lembrou o significado do Domingo de Ramos.
O Domingo de Ramos é marcado, em todo o Brasil, pela Coleta da Solidariedade, por meio da qual os fiéis demonstram seu comprometimento com a evangelização e promoção da dignidade dos mais pobres. Por conta da ausência do povo nas celebrações, de acordo com Dom Gil, o gesto concreto será realizado em outra data, ainda a ser definida.
Dom Gil destacou também os tantos gestos bonitos que estão acontecendo nesse momento, gestos solidários de ajuda mútua.
O Pastor da Igreja Particular de Juiz de Fora, orientou ainda quanto ao dízimo em tempos de dificuldades e igrejas fechadas.
A Santa Missa do Domingo de Ramos na Catedral foi concelebrada pelo Administrador Paroquial, Padre José de Anchieta Moura Lima, e os Vigários Paroquiais, Monsenhor Luiz Carlos de Carlos e os Padres Danilo Celso de Castro e Luiz Carlos Vitório. Também participaram os diáconos Antônio Valentino da Silva Neto e Waldeci Rodrigues da Silva.
Por toda Arquidiocese os fiéis puderam acompanhar as Missas seja pela internet, nas redes sociais, seja pelos alto-falantes das igrejas e, em algumas comunidades, os sacerdotes percorreram ruas de carro abençoando os ramos e também os fiéis e suas famílias. As pessoas responderam aos pedidos de toda Igreja no Brasil e enfeitaram as casas, portas e portões, com os ramos que representam esse domingo que dá início à Semana Santa.
Clique aqui e confira mais fotos da celebração.
*Sonoras: Danielle Quinelato.
Comentarios