Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© Criado por Elias Arruda.  Todos os direitos reservados à Rádio Catedral - FM .

  • Radio Catedral

Missa da Ceia do Senhor, com o rito de Lava-Pés, abre o Tríduo Pascal

Por Giovane Rezende


Nesta Quinta-feira Santa (18), começa o Tríduo Pascal, a preparação para a grande celebração da Páscoa, a vitória de Jesus Cristo sobre a morte, o pecado, o sofrimento e o inferno.

A missa da noite traz a memória da Última Ceia de Jesus com os seus discípulos, durante a qual se revive a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial. Na celebração, ocorre ainda a cerimônia do Lava-Pés, que lembra o gesto de Cristo ao lavar os pés dos seus apóstolos.


O Vigário Geral da Arquidiocese de Juiz de Fora e Pároco da Catedral Metropolitana, Monsenhor Luiz Carlos de Paula, fala sobre o Tríduo Pascal, o coração do Ano Litúrgico.

Monsenhor Luiz Carlos explica o simbolismo da Cerimônia do Lava Pés.

Quinta-feira também é o dia em que a Igreja celebra a instituição dos grandes sacramentos da ordem e da Eucaristia. Jesus é o grande e eterno Sacerdote, mas quis precisar de ministros sagrados, retirados do meio do povo, para levar ao mundo a salvação que Ele conquistou com a Sua Morte e Ressurreição.

Segundo Monsenhor Luiz Carlos de Paula, a celebração desta quinta confirma a instituição da Sagrada Eucaristia e do Sacerdócio Ministerial.

A Missa da Ceia do Senhor, com o rito de Lava-Pés, presidida por Dom Gil Antônio Moreira, acontece nesta quinta-feira, às 20h, na Catedral Metropolitana, com transmissão ao vivo da Rádio Catedral. A programação completa da Quinta-feira Santa e demais celebrações em outras paróquias da Arquidiocese você confere aqui em nosso site.

A Catedral Metropolitana fica na Rua Santo Antônio, 1201, no Centro de Juiz de Fora.